Connect with us

Notícias

BYD Shark vai agitar o segmento de picapes médias

Published

on

BYD Shark vai agitar o segmento de picapes médias

A BYD apresentou a Shark, sua primeira picape híbrida plug-in equipada com a Plataforma DMO Super Híbrida Off-road. A novidade estreia no mercado mexicano e depois no brasileiro, mas ainda sem data e preços definidos.

“Com a introdução de nossa primeira picape de energia limpa, a BYD Shark, estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada, proporcionando aos usuários um estilo de vida caracterizado por oportunidades ilimitadas. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde”, disse Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e CEO da BYD Americas.

A Shark conta com o sistema híbrido elétrico EHS e um motor 1.5T que, juntos, entrega uma potência máxima acima dos 430 cavalos, de acordo com a BYD. Sua aceleração de 0 a 100 quilômetros é de apenas 5.7 segundos.

BYD Shark deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2024

BYD Shark vai agitar o segmento de picapes médias

Aproveitando a capacidade do inteligente AWD elétrico, a BYD Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos, alinhando-se com o coeficiente de adesão ideal em diversas superfícies de estrada.

A tecnologia DMO ajuda na economia de combustível, pois, quando comparada a outras picapes a combustível em sua classe, a BYD Shark tem uma redução de 40% no consumo de combustível.

Advertisement

Sua autonomia no ciclo NEDC é de 840 quilômetros, que deve cair cerca de 30% no ciclo Inmetro. E a autonomia elétrica é de 100 quilômetros.

Como uma picape de médio a grande porte, a BYD Shark possui uma distância entre eixos de 3.260 mm, com uma proporção de distância entre eixos de 59,7%, garantindo uma experiência de condução espaçosa.

No design a picape tem uma luz de LED que atravessa toda a frente, remetendo à boca aberta de um tubarão deixando o veículo com um aspecto de agressividade. As laterais possuem linhas fluídas que refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão.

No interior, destaque para o painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, que pode se integrar a um ecossistema vasto e diversificado.

No interior, destaque para o painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas

Através de comandos de voz, os usuários podem gerenciar facilmente os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado, controlar a reprodução de música e executar diversas outras tarefas, aumentando de forma significativa o conforto ao dirigir.

Advertisement

A aplicação da funcionalidade de heads-up display garante a projeção de informações com informações importantes para a condução sem que o motorista precise olhar para o painel, melhorando a segurança na condução.

Além disso, o veículo incorpora uma câmera panorâmica ultra-wide-angle de 540 graus, permitindo ao condutor observar os arredores e a parte inferior do veículo, facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road.

A picape BYD Shark prioriza a segurança. Integrando a Bateria Blade a um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis), ela garante uma proteção elevada.

A Bateria Blade funciona tanto como unidade de energia quanto parte da estrutura do veículo. Ainda em termos de segurança, um aumento de 22% na rigidez torsional do corpo melhora significativamente a dirigibilidade e a estabilidade, reforçando a confiabilidade em terrenos off-road.

A BYD Shark possui um sistema de suspensão independente Duplo A na dianteira e na traseira, equilibrando agilidade de direção e conforto dos passageiros. Construído sobre a arquitetura de tecnologia super híbrida DM, o modo de acionamento do motor abrange mais de 80% das condições de uso, permitindo uma viagem serena e suave.

Advertisement

Além disso, a BYD Shark oferece a função VTOL (vehicle-to-load), onde o veículo se transforma em uma “estação de energia móvel”, podendo servir como fonte de energia para diversos aparelhos.

Os usuários podem gerenciar remotamente seus veículos por meio do aplicativo BYD onde podem ativar o ar-condicionado e ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos.

A picape introduz a tecnologia de chave digital NFC, permitindo que os usuários acessem o veículo sem uma chave física, usando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes.