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Stellantis inicia testes com tecnologia IBIS no Peugeot E-3008

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A Stellantis, em parceria com a Saft, apresentou um protótipo funcional do Peugeot E-3008 equipado com a tecnologia IBIS, sistema que integra funções de inversor e carregador diretamente na bateria. O anúncio marca o início dos testes em estrada, realizados na França, e representa um avanço no desenvolvimento de soluções energéticas para aplicações móveis e estacionárias.

Sistema desenvolvido na França pode transformar aplicações móveis e estacionárias

“O projeto reflete nossa crença de que simplificação é inovação”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Ao repensar a arquitetura do trem de força elétrico, estamos tornando-o mais leve, eficiente e economicamente viável. São essas inovações que nos permitem oferecer veículos elétricos melhores e mais acessíveis aos nossos clientes.”

O veículo, construído sobre a plataforma STLA Medium, é resultado de anos de pesquisa conduzida por Stellantis e Saft, com apoio de E2-CAD, Sherpa Engineering e instituições acadêmicas francesas como CNRS, Université Paris-Saclay e Institut Lafayette. Desde meados de 2022, um demonstrador IBIS para aplicações estacionárias já estava em operação, validando conceitos técnicos e gerando patentes. A transição para o protótipo móvel representa uma nova etapa no desenvolvimento da tecnologia.

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A arquitetura IBIS permite o fornecimento direto de energia elétrica ao motor ou à rede, operando com corrente alternada (AC) e contínua (DC), além de alimentar o sistema de 12V e os componentes auxiliares do veículo. Essa configuração reduz a complexidade do sistema, facilita a manutenção e amplia o potencial de reaproveitamento das baterias em aplicações estacionárias.

Segundo Hervé Amossé, EVP Energy Storage Systems da Saft, “o projeto IBIS é uma demonstração clara da liderança da Saft em inovação. Ao incorporar essa tecnologia em nossas aplicações de próxima geração, estamos inaugurando uma nova era de soluções energéticas inteligentes, flexíveis e sustentáveis.”

Stellantis inicia testes com tecnologia IBIS no Peugeot E-3008

Os primeiros resultados apontam ganhos de até 10% em eficiência energética no ciclo WLTC e aumento de 15% na potência (172 kW contra 150 kW), mantendo o mesmo tamanho de bateria. Além disso, há redução de aproximadamente 40 kg no peso do veículo e liberação de até 17 litros de volume interno, o que pode favorecer o design e a aerodinâmica. O tempo de recarga também foi reduzido em 15%, passando de 7 para 6 horas em carregadores AC de 7 kW, com economia de 10% no consumo de energia.

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A segunda fase do projeto teve início em junho de 2025, com apoio do governo francês por meio do programa France 2030. Os testes em condições reais de condução visam validar o desempenho do sistema e preparar sua eventual integração em veículos de produção da Stellantis até o final da década.

Além do setor automotivo, a arquitetura IBIS apresenta potencial para aplicações em segmentos como ferroviário, aeroespacial, marítimo e centros de dados, reforçando o compromisso das empresas envolvidas com a eletrificação escalável e sustentável.

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