A Mercedes-Benz do Brasil realizou novo teste de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, primeira geração. O percurso foi iniciado na planta da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e finalizado no Posto Pelanda 27, em São José dos Pinhais (PR), totalizando 476 quilômetros rodados pela Rodovia Régis Bittencourt sem necessidade de recarga intermediária.

Mercedes-Benz amplia testes com veículos elétricos em operações reais no Brasil

“Em maio deste ano, o eActros 400, primeira geração, foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria em um total de 442 quilômetros rodados. Agora, nós atingimos um novo patamar na realização do trajeto até Curitiba, com 476 quilômetros rodados sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso“, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo ele, o veículo chegou ao destino com 9% de bateria restante, velocidade média de 60 km/h e eficiência de 0,85 kWh/km, transportando carga líquida de 6.200 quilos em um PBT de 19.200 quilos.

O modelo eActros é indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. A primeira rota de testes foi realizada até São João do Meriti (RJ), com 442 quilômetros percorridos pela Via Dutra, também sem recarga. Na ocasião, o caminhão chegou com 30% de bateria restante e eficiência de 0,70 kWh/km.

A Mercedes-Benz conduz testes com clientes brasileiros utilizando os modelos eActros 300 e 400, além do caminhão leve conhecido como FUSO eCanter. As operações envolvem empresas como Braspress, Suzano, AGL, Marimex e Ypê. Os veículos fazem parte do portfólio global da Daimler Truck, com produção na Alemanha, Japão e Portugal.

“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: contribuir para o transporte sustentável no mundo”, destaca Ferrarez. A empresa já possui 11 modelos elétricos em seu portfólio mundial e amplia sua atuação no Brasil com foco em caminhões e ônibus eletrificados.

Teste do eActros 400 mostra autonomia de 476 quilômetros sem recarga

A estrutura do eActros inclui quatro packs de bateria com capacidade instalada de 112 kWh cada, eixo eletrificado com dois motores integrados, transmissão de duas marchas e sistema de freio regenerativo. O modelo também conta com tecnologias de segurança como MirrorCam, ABA5, SGA, Attention Assist, ESP, LDWS, freio eletrônico e controle inteligente de faróis.