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Como escolher o pneu certo sem cair na armadilha do Treadwear

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Com o avanço da tecnologia automotiva, os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos às especificações técnicas dos pneus. Um dos critérios que ganhou destaque nos últimos anos é o índice Treadwear, presente no flanco dos pneus, utilizado como referência para estimar a durabilidade. No entanto, especialistas alertam que esse indicador pode não refletir a realidade das condições brasileiras de uso.

Fabricantes alertam que índice de desgaste criado nos EUA pode induzir consumidores brasileiros a escolhas equivocadas

“O índice Treadwear pode auxiliar o consumidor a fazer uma seleção prévia de produtos antes da compra, mas adquirir um pneu apenas pelo maior Treadwear, sem levar em conta outros fatores avaliados pelo INMETRO, bem como a proposta/característica de uso do produto, podem gerar desapontamento não apenas com a durabilidade em km, mas com o desempenho geral do produto”, afirma Hugo Issao Terazaki, Gerente de Serviços Técnicos da Dunlop Pneus.

Criado nos Estados Unidos na década de 1970, o Treadwear integra o sistema UTQG (Uniform Tire Quality Grading) e compara a resistência ao desgaste entre modelos de um mesmo fabricante. O teste é realizado em pistas lisas, com temperatura entre 15°C e 25°C, velocidade constante e sem interferência de fatores externos. No entanto, essas condições não representam o cenário brasileiro.

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O Brasil apresenta características que impactam diretamente o desempenho dos pneus. O clima tropical, com temperaturas que frequentemente ultrapassam os 40°C no asfalto, somado à alta umidade e variações térmicas, acelera o desgaste da borracha. Além disso, a infraestrutura viária inclui buracos, lombadas e pavimentos irregulares, que não são considerados nos testes do Treadwear.

Outro fator relevante é o padrão de condução. O trânsito urbano brasileiro, com paradas e arrancadas constantes, frenagens bruscas e sobrecarga de veículos, impõe estresses adicionais aos pneus. A condução com veículos carregados também aumenta o atrito com o solo, reduzindo a vida útil dos produtos.

Como escolher o pneu certo sem cair na armadilha do Treadwear

Essas diferenças podem levar o consumidor a pagar mais por pneus com Treadwear elevado, esperando maior durabilidade, quando, na prática, modelos com índices menores, mas desenvolvidos para o mercado nacional, podem oferecer melhor desempenho e custo-benefício.

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No Brasil, o INMETRO não exige o Treadwear para certificação. Em vez disso, prioriza critérios como resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo, mais alinhados às condições locais. Fabricantes como a Dunlop investem em tecnologias específicas para o país, como a produção sem emendas nas partes de borracha, realizada em sua fábrica no Paraná.

“Nosso objetivo é oferecer ao consumidor brasileiro produtos que realmente atendam às suas necessidades específicas, não apenas adaptações de soluções estrangeiras”, explica Fábio Torres Klabacher, Gerente de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus. “Por isso investimos em tecnologia nacional e oferecemos garantias que demonstram nossa confiança nos produtos desenvolvidos para as condições brasileiras.”

A marca oferece garantias estendidas de cinco anos e o programa Garantia Mais, que cobre cortes, bolhas e furos por até seis meses ou 10 mil quilômetros. A recomendação da empresa é que o consumidor considere o histórico de uso, as garantias oferecidas e o perfil de condução antes de escolher o pneu ideal.

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A escolha baseada em critérios adaptados à realidade brasileira pode representar economia e segurança, evitando frustrações com produtos que não entregam o desempenho esperado.

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