A colaboração entre Rivian e Volkswagen Group (RV Tech) completa um ano com avanços na arquitetura eletrônica zonal para veículos definidos por software (SDVs). A iniciativa, voltada para o Hemisfério Ocidental, prepara protótipos das marcas Volkswagen, Scout e Audi para testes de inverno no primeiro trimestre de 2026, com foco na validação da performance em condições climáticas rigorosas.

Joint venture prepara protótipos para testes de inverno e projeta lançamento de modelos até 2027

RJ Scaringe, fundador e CEO da Rivian e Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen

Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, afirma: “Nossa joint venture com a Rivian demonstra como o Grupo Volkswagen enxerga e entrega progresso: com velocidade, precisão e foco no cliente. Cada passo rumo aos nossos objetivos está sendo executado com determinação e foco claro. Em colaboração com nossas marcas, uma base tecnológica foi criada em apenas doze meses que permitirá uma nova experiência digital de condução a preços acessíveis.”

Fundada em novembro de 2024, a RV Tech desenvolve uma arquitetura SDV baseada em computadores centrais modulares que controlam todas as funções do veículo. Essa estrutura permite atualizações contínuas via conexão remota, dispensando visitas a centros de serviço e mantendo os veículos atualizados com recursos de condução automatizada e soluções de infotainment.

RJ Scaringe, fundador e CEO da Rivian, destaca: “Estamos muito entusiasmados com os resultados da nossa joint venture com o Grupo Volkswagen. A RV Tech evoluiu significativamente nos últimos 12 meses e está elevando o padrão da tecnologia automotiva. Estamos empolgados com o lançamento do R2 no primeiro semestre do próximo ano, que mostrará os avanços obtidos.”

A arquitetura SDV será incorporada aos veículos elétricos do Grupo Volkswagen baseados na futura plataforma SSP. Essa plataforma tem previsão de suportar até 30 milhões de unidades em diversos segmentos e faixas de preço. A Rivian utilizará as tecnologias da parceria em seus modelos futuros R2, R3 e R3X, além de atualizar sua frota atual com os novos softwares.

Rivian e Volkswagen avançam na arquitetura de veículos definidos por software

Volkswagen ID.EVERY1

Desde o verão de 2025, os protótipos do Volkswagen ID.EVERY1 estão em desenvolvimento nos centros da RV Tech em Palo Alto e Irvine. O modelo de produção está previsto para 2027, sendo o primeiro veículo do Grupo a incorporar a arquitetura SDV na categoria de entrada totalmente elétrica.

A estrutura organizacional da RV Tech também se expande. Com mais de 1.500 colaboradores distribuídos entre Estados Unidos, Canadá, Suécia, Sérvia e a nova unidade em Berlim, a joint venture fortalece a colaboração entre as marcas do Grupo Volkswagen na Europa, alinhando fusos horários e processos técnicos.

Além dos testes de inverno, a RV Tech trabalha com as marcas do Grupo Volkswagen nas próximas etapas de desenvolvimento e especificações técnicas para modelos futuros baseados na plataforma SSP. O objetivo é garantir a integração eficiente das capacidades digitais nos veículos de produção em série até o final da década.