A DAF Caminhões Brasil entregou um CF Mineração 8×4 customizado para atuar em uma operação de extração de ouro no Suriname. O veículo integra a linha Vocacional e recebeu adaptações inéditas que ampliam sua versatilidade em ambientes de mineração e construção pesada.

Projeto confirma flexibilidade da linha Vocacional em operações pesadas

“O DAF CF Mineração 8×4 customizado valida a extrema robustez e flexibilidade da nossa plataforma off-road. Mais do que um veículo robusto, entregamos uma solução de engenharia versátil, com tecnologias que trarão mais eficiência, segurança operacional e rentabilidade para o cliente”, afirmou Alekson Felício, gerente de Planejamento de Produto e Engenharia de Vendas da DAF Caminhões.

O projeto se diferencia pela implementação conjunta de um guindaste articulado e uma plataforma roll-on/roll-off, em vez das tradicionais caçambas basculantes. As modificações foram realizadas por um implementador parceiro e incluíram aumento do entre-eixos, ajustes na distância entre os eixos direcionais e reforços estruturais no chassi. Após as alterações, a equipe de engenharia da DAF realizou a parametrização eletrônica dos sistemas para garantir segurança e operacionalidade.

A plataforma roll-on/roll-off permite troca rápida de carrocerias, utilizando braço hidráulico com gancho e roletes para facilitar o deslizamento. Essa solução garante agilidade na mudança de função do caminhão. Já o guindaste articulado, instalado atrás da cabine e acionado pela tomada de força, oferece autonomia para carregar e descarregar materiais sem necessidade de equipamentos externos, contando com sapatas estabilizadoras para segurança durante a operação.

O CF Mineração 8×4 é equipado com motor PACCAR MX-13 de 480 cv, freio motor de 490 cv, PBT de 58 toneladas e CMT de 150 toneladas. A transmissão é a ZF TraXon automatizada de 12 velocidades, com Intarder de até 1.300 cv de frenagem combinada. O modelo conta com cabine Day e foi projetado para atuar em operações dentro de minas, mas também pode ser adaptado para segmentos como construção pesada.

DAF CF Mineração 8×4 ganha adaptação para extração de ouro

A linha CF Mineração também dispõe da versão 6×4, com motorização e CMT iguais à versão 8×4, diferenciando-se apenas pelo PBT, que é de 48 toneladas. A flexibilidade de implementação reforça a proposta da DAF em oferecer soluções técnicas para diferentes demandas de transporte em ambientes severos.