Connect with us

Alpha Pesados: Feio, mas silencioso e ambientalmente amigável

Published

on

BMW Group e Grupo SCHERM apresentam o primeiro caminhão elétrico de 40 toneladas para transporte em vias públicas

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O BMW Group e o grupo alemão de logística SCHERM estabeleceram uma parceria para a utilização de um caminhão de 40 toneladas cuja fonte de energia é puramente elétrica, o que faz do BMW Group o primeiro fabricante de automóveis da Alemanha a utilizar um veículo elétrico deste porte para transporte de equipamentos em vias públicas. 
A inovadora tração do veículo, licenciada para utilização em vias públicas, será utilizada a partir do verão europeu deste ano em Munique para o transporte de equipamentos usados nas operações do BMW Group, no sistema just-in-time, ao longo de pequenas distâncias. 

O caminhão elétrico trafegará entre o Grupo SCHERM e a fábrica do BMW Group em Munique oito vezes por dia, cobrindo uma distância de cerca de dois quilômetros em uma via de sentido único. Graças ao sistema de tração alternativo, o caminhão é silencioso e livre de emissões de dióxido de carbono (CO2) em trânsito. Se comparado a um caminhão convencional com motor a diesel, o veículo gerará 11,8 toneladas de dióxido de carbono (CO2) a menos por ano – o equivalente a um BMW 320d circulando por quase três vezes em torno do planeta Terra.
“Há apenas dois anos, nossa submarca BMW i contribuiu mais ainda para o debate sobre mobilidade urbana na sociedade. O uso deste caminhão elétrico em nossas operações sinaliza que estamos trabalhando constantemente em soluções inovadoras e também contemplando desafios logísticos”, afirmou Hermann Bohrer, diretor da fábrica do BMW Group em Munique. “Estamos muito motivados em cooperar com o grupo SCHERM”, complementou o executivo.
O BMW Group e o Grupo SCHERM estão investindo uma quantia de seis dígitos neste projeto piloto, que inicialmente durará um ano. Caso o veículo atenda as expectativas operacionais cotidianas, a extensão da parceria será avaliada.
“Após uma longa pesquisa, encontramos nessa uma solução elétrica viável no setor de transportes”, afirmou Rainer Zoellner, gerente para projetos de “e-caminhões” do Grupo SCHERM. “Temos certeza de que ganharemos uma valiosa experiência com o BMW Group a partir deste projeto piloto”, concluiu.
Além das soluções de mobilidade voltadas para o futuro, questões relacionadas à proteção ambiental, utilização eficiente dos recursos e redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) são parte integrante da estratégia global de atuação do BMW Group.