Connect with us

Outros

Novo Ford Ka completa um ano de sucesso no mercado

Published

on

O Novo Ford Ka completou um ano de produção cumprindo todas as expectativas positivas que cercaram o seu lançamento. O hatch compacto teve um papel importante não só no crescimento das vendas da Ford, que passou a contar com um produto diferenciado no segmento de maior volume do mercado, como também vem contribuindo para firmar a imagem de inovação e modernidade da marca.
Com mais de 64.000 unidades vendidas no Brasil em 2008, o novo modelo representa 25% das vendas de carros da marca no país. Ele trouxe um crescimento de 120% nas vendas da linha, praticamente dobrando a sua participação no mercado nacional, de 1,5% para 2,9%, e fechou o mês de dezembro como um dos três veículos mais vendidos do Brasil. Além disso, teve mais de 10.000 unidades exportadas para a Argentina, mercado onde encontrou excelente aceitação.
“O Novo Ford Ka é um carro de entrada com estilo e praticidade, que dá orgulho aos seus proprietários. Com seu lançamento, o consumidor passou a ter no segmento as opções de um belo design e um carro equipado em uma faixa de preço mais acessível”, diz Lucíola Almeida, gerente de Marketing do Produto da Ford. “Ele foi totalmente projetado em sintonia com os desejos dos clientes, por isso tínhamos certeza do seu sucesso, que acabou se confirmando”.
Disponível nas versões 1.0 Flex e 1.6 Flex, o Novo Ford Ka se destaca por reunir o melhor conjunto da categoria em design, acabamento, equipamentos e relação custo-benefício.
Também é o único do segmento que vem equipado de série com travas elétricas, controle remoto para abertura das portas e do porta-malas, alarme volumétrico, travamento automático das portas a 15 km/h, abertura elétrica do porta-malas no painel e sistema de imobilização antifurto Ford (PATS). Esses equipamentos, junto com o preço acessível das peças de reposição, fazem com que ele tenha um custo baixo de manutenção e seguro.
Outro fator que tem impulsionado o sucesso do Novo Ford Ka é o sistema de kits, que reduz o custo de aquisição de equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. Hoje, os kits estão presentes em pelo menos 80% das vendas da linha.
Reconhecimento e prêmios
O Novo Ford Ka foi revelado ao público em dezembro de 2007, em um evento com a presença do presidente da República na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, que foi remodelada e passou a viver uma nova fase com a sua produção. A imprensa foi a primeira a reconhecer as qualidades do produto. Sucessivas avaliações e comparativos, feitos por especialistas de todo o Brasil, comprovaram a sua superioridade frente aos concorrentes.
As vendas começaram em fevereiro de 2008 e, em agosto, praticamente seis meses após o lançamento, a linha trouxe mais uma novidade, o Ka Tecno. O modelo, equipado com o sistema de som My Connection, com conexão para iPod, MP3-players e celular Bluetooth, tornou-se um ícone de tecnologia e conectividade, ajudando a popularizar um tipo de equipamento até então só disponível em veículos de outros segmentos.
Ações inovadoras de marketing, incluindo promoções com universidades e grandes redes de supermercados, foram desenvolvidas para divulgar o carro junto aos consumidores. Logo vieram os prêmios. O Novo Ford Ka recebeu o Prêmio Top Car TV de Melhor Carro Nacional até 1.000 cc, o Prêmio Imprensa Automotiva da ABIAUTO de Melhor Carro Popular e foi eleito o Melhor Hatch Compacto de Entrada na pesquisa “Os Eleitos” feita pela revista Quatro Rodas com proprietários de veículos, com uma vantagem de 7,7 pontos sobre o segundo colocado.
Ele também foi apontado como o hatch compacto de melhor visibilidade para o motorista, tanto na frente e na traseira como nas laterais, em um estudo feito pelo Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária, no qual foi o único a receber quatro estrelas entre os 17 veículos do segmento mais vendidos no Brasil.