Connect with us

Outros

Aliança Renault-Nissan registra venda de 6.090.304 veículos em 2008

Published

on

Em um mercado mundial que registrou queda de 5%, Renault e Nissan anunciam uma retração das vendas de 1,1% em 2008. Com um total de 6.090.304 veículos comercializados em 2008, a Aliança Renault-Nissan acumula uma participação de mercado de 9,4%, uma alta de 0,3 ponto percentual em relação a 2007.A Renault e a Nissan comercializaram, respectivamente, 2.382.230 e 3.708.074 veículos. Em 2008, as vendas da Renault tiveram retração de 4,1%, enquanto as da Nissan aumentaram 0,9%.Resultados do Grupo Renault em 2008Enquanto o mercado mundial sofreu queda de 5%, o Grupo Renault registrou queda nas vendas da ordem de 4,1% e aumentou sua participação de mercado para 3,6%.O Grupo Renault (composto pelas marcas Renault, Dacia e Samsung Motors) continuou a buscar o crescimento nos mercados internacionais, com um aumento das vendas de 1,5% fora da Europa e comercialização de 873.798 unidades. As vendas nestes mercados representam 37% das vendas totais do Grupo Renault. Na Europa, em um mercado que desacelerou 8,1%, o Grupo Renault teve retração de 0,2 ponto percentual em sua participação de mercado, atingindo o patamar de 9%. Fora da Europa, as performances mais notáveis são:• No Brasil, o Grupo Renault registrou um crescimento nas vendas da ordem de 56,4%, atingindo um volume recorde de 115.000 unidades vendidas. A participação da Renault no mercado brasileiro cresceu 1,2 ponto percentual, chegando a 4,3%, e a marca se posicionou entre as seis maiores montadoras do País. Cerca de 40 mil Sandero e 36,5 mil Logan foram comercializados no Brasil.• Na Rússia, as vendas do Grupo Renault cresceram 6,8%, ultrapassando 100.000 unidades pelo segundo ano consecutivo.• No Marrocos, o Grupo mantém a liderança, com uma participação de mercado de 27,8%.Nove novos modelos foram lançados em 2008 na Europa: Clio Estate, Grand Modus, Mégane, Laguna Coupé, Novo Kangoo (passeio e utilitário), Kangoo Compact, Logan Pick Up e Thalia/Symbol. Até o final de 2009, o Grupo Renault oferecerá a gama mais jovem da Europa, com uma idade média de 2,2 anos (contra 3,8 anos em 2005).Os veículos da gama de entrada (das marcas Renault e Dacia) registraram um forte crescimento, com 510.000 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 38,7% em relação a 2007. A Renault assinou um acordo de parceria com a maior montadora russa, a AvtoVAZ, em 28 de fevereiro de 2008. As vendas da marca Renault totalizaram 669.972 unidades entre 1º de março e 31 de dezembro de 2008. As vendas da Lada não foram contabilizadas nas vendas do Grupo Renault à medida que o resultado não representou um ano completo. Vendas da Nissan estimuladas por uma sólida gama de produtos Apesar das quedas observadas em grande parte de seus principais mercados, a Nissan (marcas Nissan e Infiniti) encerrou o ano de 2008 com vendas mundiais em alta de 0,9% e atingindo o patamar de 3.708.074 unidades. Este resultado foi estimulado pelo lançamento de oito novos produtos: Teana, Infiniti FX, Maxima, NP200, Qashqai+2, KIX mini-SUV, Cube e 370Z.No Japão, a Nissan vendeu 678.126 veículos, uma queda de 5,9% em relação a 2007 em um mercado onde os volumes foram os mais fracos desde 1980. A participação de mercado recuou 0,2 ponto percentual em relação a 2007 e atingiu o patamar de 13,3%.Nos Estados Unidos, em um mercado de forte queda (-18%) e que representa 13.242.701 unidades, as vendas da Nissan tiveram baixa de 10,9%, uma retração menos pronunciada. As vendas da Nissan e da Infiniti totalizaram 951.350 unidades. A participação de mercado nos Estados Unidos atingiu o patamar recorde de 7,2%. As vendas na Europa (incluindo Rússia) atingiram um novo recorde (591.139 unidades), um crescimento de 5,5% em relação a 2007 (ano em que as vendas também foram igualmente elevadas). Este comportamento se explica pela popularidade do Qashqai, com 183.294 unidades comercializadas. A Rússia permaneceu como o principal mercado europeu da Nissan, com 154.340 unidades comercializadas e que corresponde a uma elevação de 26,5% em relação ao ano anterior.Nos demais mercados, a Nissan terminou o ano com um forte crescimento, de 15,3% ante 2007, com 1.404.008 unidades vendidas. As vendas na China cresceram 19,1% graças ao sucesso do Tiida, da gama Livina e Sylphy. As vendas no Conselho de Cooperação do Golfo (Bahrain, Kuwait, Omã, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos) registraram crescimento de 17,1% em função da popularidade do Tiida e do Altima.Veículos com zero emissão, uma prioridade para a Aliança Renault-NissanCom a proposta de reduzir as emissões de CO2 dos veículos e a poluição gerada pelas partículas, a Aliança Renault-Nissan desenvolveu um plano para liderar o setor automotivo na comercialização em grande escala de veículos com emissão zero. A Aliança Renault-Nissan tem estabelecido alianças inovadoras com governos, cidades e demais organismos que permitirão acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos em todo o mundo. Em 2009, a Aliança Renault-Nissan completará 10 anos.