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Chevrolet apresenta o Captiva Sport Ecotec, nova versão do utilitário-esportivo mais moderno e premiado do mercado brasileiro

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Modelo é equipado com o inédito e eficiente motor Ecotec e possui as mesmas linhas atraentes e tecnologia avançada da versão V6

A Chevrolet oferece a partir deste mês de fevereiro de 2009, o Captiva Sport Ecotec, uma nova versão de seu utilitário-esportivo, modelo que conquistou rapidamente a preferência do consumidor brasileiro e obteve sete prêmios apenas no último trimestre de 2008 e assumiu a liderança do segmento.
Disponível agora com motorização Ecotec, de 2.4 litros 16V VVT, que desenvolve 171 cv de potência e transmissão automática – com Active Select (sequencial) -, a nova versão traz moderna tecnologia em termos de equipamentos de série e as mesmas linhas atraentes e harmoniosas do Captiva Sport V6, numa faixa de preço extremamente competitiva.
“O consumidor brasileiro, que já se apaixonou pelo Chevrolet Captiva Sport, tem agora mais uma alternativa. A chegada de mais esta versão comprova a confiança da General Motors do Brasil no mercado, que continua apostando em novos e modernos produtos, com motores cada vez menos poluentes e mais eficientes, como este da família Ecotec, que equipa esta versão do modelo mundialmente”, ressalta Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
Assim como o Chevrolet Captiva Sport V6, a nova configuração do utilitário-esportivo também possui design surpreendente, robusto e agressivo, excelentes desempenho e dirigibilidade, elevado nível de segurança preventiva e passiva, sofisticação no acabamento e uma extensa lista de equipamentos de série.
“A receita de sucesso é a mesma: um veículo feito para pessoas exigentes, que buscam um design diferenciado, conforto e segurança. O consumidor do Chevrolet Captiva Ecotec tem certeza de que estará levando para casa um modelo campeão, que conquistou sete prêmios no ano passado, com apenas quatro meses de vendas no Brasil”, observa José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.
No segmento de utilitários-esportivos médios, o Chevrolet Captiva – tanto a versão Sport V6, quanto a nova versão Sport Ecotec – tem a maior cobertura de assistência técnica do País, com 559 pontos. Ou seja, o proprietário do modelo Chevrolet conta com a mesma estrutura oferecida pelas concessionárias aos demais veículos da marca, quase que a soma de todas as concessionárias das marcas que concorrem diretamente com o modelo.
Motor Ecotec: potência, economia e eficiência
A nova versão do Chevrolet Captiva é equipada com o motor da família Ecotec, um dos mais eficientes produzidos pela engenharia da General Motors em todo o mundo. Esse motor, assim como o 3.6 V6, é global, ou seja, equipa outros veículos da empresa no mundo, tais como os modelos Saturn Aura, Pontiac G6, Chevrolet HHR, Pontiac Solstice, Saturn Sky, Chevrolet Malibu e o Saturn VUE, nome dado ao Captiva nos Estados Unidos.
Os motores Ecotec são produzidos em várias localidades ao redor do mundo. O propulsor que equipa o Chevrolet Captiva Ecotec que será vendido no Brasil vem normalmente de Spring Hills, no Tenesse (Estados Unidos), e ele tem as mesmas características construtivas dos que são feitos em Tonawanda (Estados Unidos); Kaiserslautenrn (Alemanha) e Xangai (China).
“A escolha do motor a ser utilizado em cada aplicação está diretamente ligado à capacidade produtiva e à demanda de cada planta e à logística envolvida”, explica Adhemar Nicolini, diretor geral da GM Powertrain LAAM, região que engloba a América Latina, África e Oriente Médio.
A primeira aplicação do motor Ecotec 2.4 litros foi no Chevrolet Cobalt, mas a família de motores Ecotec teve sua primeira aplicação em 2000, na versão 2.2 litros, no Saturn L Series. Em 2001, passou a equipar diversos modelos europeus e norte-americanos da General Motors.
O Ecotec é um motor do tipo DOHC (Dual Overhead Camshaft) a gasolina de 2.384 cc de cilindrada 16V, de quatro cilindros, que desenvolve 171 cavalos de potência a 6.200 rpm, e tem um torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm.
Esta motorização tem a capacidade de mesclar potência, com economia de combustível, baixos níveis de ruído e baixos níveis emissões. Outra característica deste propulsor é a presença de componentes em alumínio, tais como cabeçote, bloco e cárter.
Também colaboram para a eficiência do motor Ecotec 2.4 o coletor de admissão plástico e o comando de válvulas variável, que otimizam a entrada de ar/combustível e, consequentemente, o regime de rotação e funcionamento do motor.
O motor Ecotec 2.4 litros utiliza dois eixos balanceadores laterais internos ao bloco que representam a melhor tecnologia disponível nesta área para motores deste porte, pois tem melhor eficiência tornando o motor mais silencioso, com baixos níveis de vibração.
Esta versão do utilitário-esportivo da Chevrolet propicia arrancadas fortes e excelentes retomadas de velocidade. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11s3 e faz 10 km/litro na cidade e 14,9 km/litro na estrada – média combinada de 11,7 km/litro.
O modelo possui sistema “drive-by-wire” (acelerador eletrônico), que faz com que o Captiva Sport Ecotec tenha uma dirigibilidade mais suave e sem trancos quando se acelera ou se tira o pé rapidamente do pedal da direita.
Outro atributo do motor Ecotec é sua durabilidade. Ele foi submetido aos mais duros e abrangentes processos de validação da General Motors. O Chevrolet Captiva Ecotec também rodou milhões de quilômetros em vários tipos de estradas e em locais com os mais variados climas e temperaturas.
O motor do Ecotec é global, foi desenvolvido para atender requisitos e condições dos mais variados mercados, possui componentes globais que protegem o mesmo das diversas condições ambientais e de combustíveis como, por exemplo, injetores em aço inox, vedadores, mangueiras, válvulas e assentos de válvulas em materiais especiais, velas com durabilidade de 80.000 km. Desta forma, o veículo não necessitou de adaptações ou tropicalizações especiais para o Brasil.
“A troca de experiências e a sinergia entre as divisões da General Motors, ou seja, a experiência adquirida em regiões como a nossa são incorporadas ao produto e aplicadas ao redor do mundo. Portanto, como todos os motores da General Motors aplicados no Brasil, o Ecotec está preparado para ser utilizado no nosso mercado”, acrescenta o executivo.
Transmissão Active Select adapta-se à necessidade do motorista
O Chevrolet Captiva Sport Ecotec está equipado com transmissão automática de quatro velocidades, com opção Active Select (sequencial). Sua calibração permite que se adapte a uma grande variedade de tipos de condução, ou seja, a transmissão se ajusta facilmente à necessidade do motorista.
Conforme a opção do motorista, o sistema pode funcionar como um câmbio automático normal, com as posições “P” (Parking/estacionar), “R” (Reverse/marcha à ré), “N” (Neutral/ponto morto) e “D” (Drive/dirigir), ou no modo “manual”. Nesta situação, o motorista, por meio de um botão localizado na manopla do câmbio, aumenta as marchas para frente (+) e as reduz dando toques para trás (-), de modo sequencial.
Agressividade e robustez presentes no design
A agressividade e a robustez também estão presentes no design do Chevrolet Captiva Ecotec, que conta com personalidade própria. Os grandes faróis de superfície complexa e com desenho atraente, a grade frontal com detalhes cromados, faróis de neblina, saídas de ar nas laterais, rodas de alumínio com aro de 17 polegadas e rack no teto são alguns destaques do design do modelo.
Em relação à versão Sport V6, a Ecotec possui algumas diferenças externas: os parachoques são bicolores com a cor do veículo e na cor Antracite, assim como as molduras das soleiras, o que lhe atribui um visual ainda mais agressivo e o escapamento que passa a ser único (uma saída). Também são Antracite as maçanetas das portas.
O Chevrolet Captiva Ecotec possui a linha de cintura lateral elevada e vincos laterais que conferem harmonia a todo o conjunto. Existem ainda no modelo filetes cromados que contornam os vidros laterais, os retrovisores externos e a tampa do porta-malas.
As cores disponíveis para o Chevrolet Captiva Ecotec no Brasil são: prata Quicksilver, cinza Techno, azul Imperial e preto Onix.
Computador de bordo tem diversas funções
O Chevrolet Captiva Ecotec é equipado com computador de bordo de fácil manuseio e com diversas funções, tais como temperatura externa, bússola, consumo médio, vida útil do óleo, pressão dos pneus e autonomia.
Outras tecnologias presentes no veículo são o sistema de som AM/FM estéreo com controle eletrônico de sintonia de rádio com leitor de MP3 e seis alto-falantes, com controle no volante, além de relógio e calendário digital e volante de três raios que abriga o controle giratório do volume do som e ainda o comando do controlador de velocidade de cruzeiro.
O painel de instrumentos tem design elegante e é um espetáculo à parte. Além do velocímetro, conta-giros e marcador de combustível, ele transmite uma série de informações ao usuário, tais como monitoramento de pressão dos pneus, luz de controle de velocidade de cruzeiro, e ainda informa se o sistema de controle de tração (TCS) e o programa de controle de estabilidade (ESP) estão em funcionamento ou não.
O painel mostra ainda se há necessidade de abastecimento no reservatório de fluido para o lavador de parabrisas.
Interior do modelo utiliza materiais ‘Premium’
Belo por fora, mais bonito ainda por dentro. Assim é o Chevrolet Captiva Ecotec, disponível no Brasil apenas na configuração FWD (Front Wheel Drive). Internamente, ele possui materiais ‘Premium’ e com acabamentos e arremates precisos em tecidos de elevada qualidade e fino acabamento.
Os designers da GM optaram, em todo o habitáculo do Chevrolet Captiva Ecotec, por cores mais claras para garantir maior sensação de bem-estar. Os assentos dianteiros são anatômicos, sendo que o banco do motorista possui ajuste manual lombar e de altura, e o do passageiro da frente pode ser dobrável em até 180 graus, trazendo mais flexibilidade.
Já o assento traseiro – com descansa-braço ao centro – também pode ser rebatido em 180 graus, o que facilita o acesso ao porta-malas e o transporte de objetos maiores. Seu porta-malas é amplo, com 821 litros de capacidade, podendo chegar a 1.586 litros com os bancos traseiros rebatidos.
No utilitário-esportivo da Chevrolet a conveniência a bordo também é um ponto forte. O console central tem dois compartimentos distintos; e há ainda dois porta-copos dianteiros e dois traseiros e porta-moedas, amplo porta-luvas com iluminação e redes porta-objetos atrás dos bancos e do lado do console central (passageiro), além de diversos outros porta-objetos.
Vários Acessórios Chevrolet estão disponíveis para o modelo
Vários itens genuínos de acessórios Chevrolet também estão presentes no Captiva Ecotec, como as rodas de alumínio 17 polegadas cromadas e de design esportivo; e as maçanetas externas, também cromadas, e que, a exemplo das rodas, sofistica ainda mais a aparência do veículo.
Dentre os demais acessórios de fábrica desenvolvidos para o Chevrolet Captiva Ecotec há duas redes, com diversas variações de posição, o que facilita o transporte de objetos menores e flexibiliza a organização dos volumes no porta-malas.
Também estão à disposição da versão Ecotec, já existentes na V6, o sensor de estacionamento (pode ser usado no engate traseiro), adesivos refletivos (adverte sobre o movimento de abertura das portas), protetor de soleira das portas dianteiras (produzido em alumínio), estribos laterais cromados.
São oferecidas ainda barras transversais de teto (complementam a funcionalidade do rack e permitem várias configurações do suporte), compartimento isotérmico (aquece ou refrigera bebidas e alimentos), suporte tipo cabide (atrás do encosto de cabeça do banco dianteiro) e sistema de navegação GPS com 1.004 municípios brasileiros mapeados (lista de locais interessantes) e reprodução de fotos, áudio e vídeo em formato MP3 e JPEG.
Segurança é item de série neste utilitário-esportivo
O Chevrolet Captiva Ecotec possui uma extensa lista de equipamentos quando o assunto é segurança, seja preventiva ou passiva. Um dos mais importantes chama-se ESP (Electronic Stability Program), que administra outros sistemas igualmente avançados, tais como o ABS (Anti-lock Braking System) e o TCS (Traction Controle System).
Portanto, o ESP ou controle de estabilidade é o sistema de segurança ativa destinado a gerenciar o desempenho dinâmico do veículo, utilizando os recursos ABS e TCS, para corrigir eventuais perdas de estabilidade, sem a intervenção do motorista.
Entre os sistemas controlados pelo ESP está o ABS, que impede o travamento das rodas, possibilitando melhores frenagens. Faz parte ainda do sistema o TCS ou controle de tração, dispositivo que melhora a dirigibilidade, cujo papel é evitar que as rodas deslizem durante uma aceleração brusca. Ele melhora a estabilidade do veículo em situações críticas, como trafegar sobre pisos escorregadios ou realizar curvas sinuosas em velocidades mais altas. O controle de tração possui um processador central, que monitora a aderência dos pneus, por meio de sensores instalados nas rodas, e avalia se há risco de os pneus girarem em falso.
A localização do tanque de combustível – entre os eixos do veículo – também é fundamental para garantir segurança aos ocupantes do utilitário-esportivo da Chevrolet.
Também favorecem a segurança do motorista e passageiros os seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina (para proteção da cabeça no caso de impacto lateral), os cintos de segurança com pré-tensionadores e os apoios de cabeça dianteiros ativos que se movimentam para frente do veículo no caso de colisão traseira, de modo a aliviar o impacto no pescoço dos ocupantes.
Outro dispositivo de segurança importante no Chevrolet Captiva Ecotec é o monitoramento da pressão dos pneus, que observa a pressão dos quatro pneus em tempo real e avisa o motorista por meio de um sinal luminoso no painel de instrumentos. Além disso, a pressão de cada um dos pneus pode ser visualizada através do computador de bordo. Portanto, sensores localizados nos pneus “avisam” situações, por exemplo, de quando eles estão descalibrados. Esta tecnologia permite assegurar as melhores condições de rodagem ao detectar qualquer anomalia na calibragem que poderia afetar o desempenho do pneu e influenciar no consumo e segurança do veículo.
Outros itens de segurança que equipam o Chevrolet Captiva Ecotec são o sensor de presença do passageiro da frente, que aciona (ou não) o airbag dianteiro para o passageiro, o alarme antifurto e o sistema Isofix, que permite a correta e segura fixação de cadeiras para crianças.
Chevrolet espera aumentar ainda mais a participação no segmento
A Chevrolet espera aumentar ainda mais sua presença no segmento dos utilitários-esportivos de luxo, após o lançamento do Chevrolet Captiva Sport Ecotec. O Captiva Sport, equipado com motor 3.6 litros V6, é sucesso de vendas desde que chegou ao mercado, em setembro de 2008, com 4.796 unidades emplacadas acumuladas até o último dia 31 de dezembro de 2008. No segmento dos utilitários-esportivos de médio porte o Captiva liderou o mercado brasileiro nos meses de novembro e dezembro de 2008.
Inicialmente a área de marketing da GM prevê um mix de 50% das vendas totais do modelo no Brasil para a nova configuração Ecotec e de 50% para as outras duas configurações V6. Com isso, a linha Captiva no Brasil com certeza manterá o sucesso já obtido no Brasil, atingindo um maior número de consumidores, que buscam mais sofisticação, refinamento e agressividade.
Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, acredita que o Chevrolet Captiva Ecotec vai obter o mesmo sucesso de vendas do Captiva Sport V6. “O mercado de utilitários-esportivos cresceu 26% em 2008 (175.737 unidades), em relação a 2007 (139.449 unidades) e esta nova versão do nosso utilitário-esportivo vai participar com uma importante fatia”, acrescenta o executivo.
Segundo ele, o Captiva Ecotec possui características técnicas superiores a dos concorrentes e ainda com a vantagem de ter um excelente custo-benefício, o que deve atrair uma nova gama de consumidores. “Tecnologia, segurança e conteúdo diferenciado são, com certeza, os itens de série de qualquer versão do Chevrolet Captiva”, destaca Munhoz.
No Brasil, o mercado de utilitários-esportivos foi descoberto pelos consumidores provenientes de outros segmentos, como os de sedãs médios grandes e wagons.
Modelo já faz sucesso em diversos países
O Chevrolet Captiva é um modelo internacional, que adota o conceito da GM de arquitetura global – mais de uma marca e diversas aplicações – e faz sucesso em diversos países no mundo.
O Chevrolet Captiva Sport (V6 e Ecotec) vendido no Brasil é produzido em uma das fábricas da General Motors Corporation no México, localizada na cidade de Ramos Arizpe. Mas o modelo também é produzido na Coreia do Sul, com outras configurações que atendem outros países – as produzidas no México atendem ao mercado brasileiro e norte-americano, por exemplo.
Hoje, o utilitário-esportivo da Chevrolet é vendido como Captiva na Rússia, México e Argentina, e está disponível na Coreia do Sul como Daewoo Windstorm; na Austrália como Holden Captiva; e nos Estados Unidos e Canadá, como Saturn Vue, Vue XE, Vue XR, Saturn Vue Redline e Saturn Vue Hybrid. E, na Europa, como Opel Antara, Vauxhall Antara e também Chevrolet Captiva.
Chevrolet Captiva, o veículo mais premiado do Brasil em 2008
O Chevrolet Captiva Sport, lançado no último mês de agosto de 2008, foi o veículo mais premiado do Brasil, em 2008: ganhou sete vezes. Já um sucesso absoluto na preferência do consumidor brasileiro que opta pela compra de um utilitário-esportivo, o Captiva venceu seus principais concorrentes nos mais importantes prêmios do setor automotivo brasileiro.
A primeira grande conquista do Captiva Sport foi em outubro de 2008, com o título de “Melhor Utilitário Esportivo” do mercado brasileiro, do Prêmio Top Car TV 2008, superando os concorrentes Dodge Journey, Ford EcoSport, Honda CR-V e Mercedes-Benz Classe ML. A escolha foi feita por um júri formado por 19 jornalistas que mantém programas de televisão especializados em veículos de todo o País.
No mesmo mês, obteve o título máximo de “Veículo Abiauto 2008”, melhor veículo vendido no País dentre todas as categorias que constam da premiação da entidade Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Pela mesma associação, o modelo Chevrolet, também recebeu o prêmio na categoria de “Melhor Utilitário-Esportivo”, superando os demais concorrentes.
Em seguida, foi eleito por um qualificado júri formado por 50 jornalistas especializados e engenheiros do setor automotivo, como o “Utilitário do Ano®”, uma das seis categorias da 42ª edição do tradicional Prêmio “Carro do Ano®” de 2009, da Revista Autoesporte.
O modelo ainda recebeu o prêmio CAR Awards, instituído pela CAR Magazine Brasil, que elegeu o Captiva Sport o “Melhor SUV” de 2008.
O sexto prêmio obtido em 2008 pelo Chevrolet Captiva foi o de “Melhor Utilitário-esportivo”, na eleição intitulada “O Melhor de Auto Press 2009”. O modelo da Chevrolet arrebatou 65% dos votos do júri formado por editores de automóveis dos jornais e portais de todo o Brasil assinantes do noticiário automotivo produzido pela Carta Z Notícias, do Rio de Janeiro, desde 1992.
A conquista mais recente do modelo – a sétima – foi o ‘10 Best’, da revista Car and Driver. Ele foi escolhido pelo corpo editorial da revista, que teve como base inicial para a escolha, 130 veículos avaliados em 2008. Após criteriosa seleção, o Captiva ficou entre os 10 mais prazerosos ao volante.
Segundo o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, “a conquista de sete importantes prêmios, em menos de quatro meses de comercialização, reflete a excelente aceitação pelo modelo por parte dos consumidores e por parte da imprensa que o aprova em suas diversas avaliações e testes. Este modelo Chevrolet faz sucesso no mercado mundial e agora, para a nossa satisfação, também no mercado brasileiro”.
Os sete prêmios do Captiva Sport em 2008
Top Car TV 2008
Melhor Utilitário-Esportivo Abiauto
Veículo Abiauto
“Utilitário do Ano®”, da Revista Autoesporte
”Melhor SUV”, da Revista CAR Magazine Brasil
“O Melhor de Auto Press”, da Agência Auto Press
“10 Best”, da Revista Car and Driver