Outros
Citroën DS: o carro mais bonito de todos os tempos
Assim que foi lançado, em 1955, o Citroën DS foi visto como a grande
sensação do meio automotivo. Mais de 50 anos depois, a originalidade e
beleza de suas linhas continuam marcantes − e foram decisivas para dar ao
DS o título de carro mais bonito de todos os tempos, de acordo com uma
votação promovida pela revista britânica Classic & Sports Car.
A votação elegeu os dez carros mais bonitos da história. O júri foi
composto por 20 designers de carros premiados − nomes como Giorgetto
Giugiaro, responsável por projetos importantes de diversas marcas, entre
elas Maserati, Fiat e Volkswagen; Ian Callum, diretor de design da Jaguar;
Peter Stevens, responsável pela McLaren F1; e Marcello Gandini, designer de
carros como o Lancia Stratos e o Lamborghini Countach.
O design belíssimo do DS vem de uma perfeita união entre o estilista
e escultor Flaminio Bertoni e o engenheiro André Lefévre. Com esses dois
talentos, surgiu um carro com design e aerodinâmica vivendo em completa
sintonia.
Mas o DS não é fantástico somente em seu exterior. Ele também superou
todos os padrões automotivos vigentes na época, inovando na suspensão,
comportamento aerodinâmico, frenagem e direção. Sua herança ao mundo
automotivo pode ser sentida até os dias de hoje: se os veículos de hoje em
dia freiam bem, se comportam de maneira perfeita na estrada e não deixam a
desejar em matéria de conforto, é em grande parte porque, em meados da
década de 1950, a Citroën lançou o DS.
Em seu currículo, o DS foi carro oficial de ministros, prefeitos e,
principalmente, do General Charles De Gaulle, que deixava explícito seu
enorme apreço pelo veículo. Também aparecem vitórias nas principais provas
de rali, como o Rali de Mônaco, a Volta de Córsega e a Prova
Liége-Sofia-Liége, mostrando um ótimo desempenho em todos os tipos de
terreno. Com isso, a Citroën inventou o profissionalismo nas competições
automotivas.
Sua história cheia de inovações só podia ter como resultado o título
da Classic & Sports, desbancando marcas como Jaguar, Ferrari e Lamborghini
e mostrando que o Citroën DS vai sempre continuar surpreendendo.
sensação do meio automotivo. Mais de 50 anos depois, a originalidade e
beleza de suas linhas continuam marcantes − e foram decisivas para dar ao
DS o título de carro mais bonito de todos os tempos, de acordo com uma
votação promovida pela revista britânica Classic & Sports Car.
A votação elegeu os dez carros mais bonitos da história. O júri foi
composto por 20 designers de carros premiados − nomes como Giorgetto
Giugiaro, responsável por projetos importantes de diversas marcas, entre
elas Maserati, Fiat e Volkswagen; Ian Callum, diretor de design da Jaguar;
Peter Stevens, responsável pela McLaren F1; e Marcello Gandini, designer de
carros como o Lancia Stratos e o Lamborghini Countach.
O design belíssimo do DS vem de uma perfeita união entre o estilista
e escultor Flaminio Bertoni e o engenheiro André Lefévre. Com esses dois
talentos, surgiu um carro com design e aerodinâmica vivendo em completa
sintonia.
Mas o DS não é fantástico somente em seu exterior. Ele também superou
todos os padrões automotivos vigentes na época, inovando na suspensão,
comportamento aerodinâmico, frenagem e direção. Sua herança ao mundo
automotivo pode ser sentida até os dias de hoje: se os veículos de hoje em
dia freiam bem, se comportam de maneira perfeita na estrada e não deixam a
desejar em matéria de conforto, é em grande parte porque, em meados da
década de 1950, a Citroën lançou o DS.
Em seu currículo, o DS foi carro oficial de ministros, prefeitos e,
principalmente, do General Charles De Gaulle, que deixava explícito seu
enorme apreço pelo veículo. Também aparecem vitórias nas principais provas
de rali, como o Rali de Mônaco, a Volta de Córsega e a Prova
Liége-Sofia-Liége, mostrando um ótimo desempenho em todos os tipos de
terreno. Com isso, a Citroën inventou o profissionalismo nas competições
automotivas.
Sua história cheia de inovações só podia ter como resultado o título
da Classic & Sports, desbancando marcas como Jaguar, Ferrari e Lamborghini
e mostrando que o Citroën DS vai sempre continuar surpreendendo.