Connect with us

Outros

Instituto Robert Bosch inicia a 4ª turma do Projeto Formare

Published

on

O Instituto Robert Bosch inicia a quarta turma da Escola Formare em Campinas. A aula inaugural será realizada no dia 10 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos da Associação dos Funcionários Robert Bosch (AFRB).

Neste ano, os 20 alunos selecionados são jovens com idade entre 17 e 18 anos completos, que cursam o 2º e 3º ano do ensino médio, no período noturno. O propósito desta mudança é que os novos alunos tenham maior possibilidade de ingressar ao mercado de trabalho e, também, cursar uma universidade após o término do curso.

A Escola Formare tem o objetivo de proporcionar aos jovens, pertencentes a famílias de baixa renda, a chance de enriquecerem seus currículos com um curso extracurricular. Ao mesmo tempo, também capacitá-los para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

O curso é todo ministrado por colaboradores voluntários da Robert Bosch que são treinados e supervisionados pela Fundação Iochpe, idealizadora do projeto. A grade curricular inclui aulas de: cultura alemã; higiene, saúde e segurança; comunicação e relacionamento; organização industrial e comercial; fundamentação numérica; informática; tecnologia de materiais e processos; instrumentos de medidas; desenho mecânico; qualidade e meio ambiente; tecnologia de manufatura e montagem; atendimento comercial e vendas; empreendedorismo; automação eletromecânica; artes; inglês; ergonomia; atualidades e prática profissional.

“Preparamos os alunos não só para trabalhar na indústria, mas para poder concorrer a vagas também no setor de serviços que é uma das áreas com maior demanda de mão de obra na região”, comenta Carlos Abdalla, diretor do Instituto Robert Bosch.

Advertisement

A seleção

O processo de seleção dos participantes da quarta turma ocorreu em novembro de 2008 com a aplicação de uma prova sobre conhecimentos gerais, português e matemática. Além da prova escrita, os adolescentes passaram por entrevistas individuais, dinâmicas em grupo e por uma avaliação socioeconômica. Todos os dez rapazes e dez garotas selecionados possuem uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Os participantes do projeto recebem benefícios como: transporte, assistência médica, reembolso de medicamentos, assistência odontológica, seguro de vida, refeição, bolsa-auxílio, acesso às instalações do clube de funcionários da Bosch, curso de informática, cesta de Natal e material escolar.

Esses benefícios são viabilizados pelo Instituto Robert Bosch, em parceria com a Bosch e também com outras empresas e entidades como: Uniodonto, Unimed, Bubb’os Pharma, Rápido Luxo Campinas, Mac Assessoria, Microlins, Visão RH, Sodexho, Bradesco Seguros, Instituto Robert Bosch, Faculdades Anhanguera e AFRB.

Advertisement