Connect with us

Outros

PSA Peugeot Citroën cria Unidade de Negócios para a América Latina

Published

on

Vincent Rambaud passa a comandar as atividades latino-americanas do Grupo

A PSA Peugeot Citroën ampliou a área de atuação da sua Direção
Mercosul, que passa a partir de agora a ser responsável pelas atividades do
Grupo em toda a América Latina. Assim, a Unidade de Negócios passa a se
chamar Direção América Latina, dando continuidade e reforçando o conceito
de “Business Units” (Unidades de Negócios) implementado no Programa CAP
2010 como uma das ações para reforçar o desenvolvimento internacional do
Grupo PSA Peugeot Citroën.
Com a criação da Direção América Latina, Vincent Rambaud, até então
responsável pela Direção Mercosul, passa a ser o Presidente da nova
organização latino-americana do Grupo. Rambaud acumula a nova função com a
de Presidente da PSA Peugeot Citroën no Brasil. A Direção América Latina e
a filial brasileira têm sede na cidade do Rio de Janeiro.
A nova organização agrupa o conjunto de atividades das filiais e dos
importadores das marcas Peugeot e Citroën de todos os países da América
Latina (América Central e América do Sul), onde o Grupo PSA Peugeot Citroën
estiver presente, além das fábricas e das áreas de engenharia, pesquisa e
desenvolvimento de produtos e compras na região. No total, a Unidade de
Negócios integra 31 países, como Brasil, Argentina, México e Chile.
O objetivo desta reestruturação é estender as noções de proximidade e
de reatividade presentes no conceito das “Business Units” a todos os países
da região, como foi o caso quando da criação da Direção Mercosul, em
fevereiro de 2006. Com isso, o Grupo ambiciona otimizar os resultados
comerciais e financeiros com maior sinergia para a região. “A nova
estrutura permite ao Grupo ter mais dinamismo e agilidade e, sobretudo,
acelerar o desenvolvimento na América Latina como um todo e também se
adequar mais rapidamente às necessidades específicas de cada país da
região”, afirma Vincent Rambaud.
A principal mudança na organização da Unidade de Negócios é a criação
de uma diretoria chamada CIAM (Comércio e Importação América Latina), que
será a responsável pelo desenvolvimento das vendas e da rentabilidade
comercial das marcas Peugeot e Citroën, respondendo diretamente a Vincent
Rambaud. Para assumi-la foi nomeado Jean-Louis Orphelin,

PSA Peugeot Citroën na América Latina
Em 2008, a PSA Peugeot Citroën comercializou 263.000 veículos de suas
duas marcas na América Latina. O Grupo está presente industrialmente na
região com fábricas de veículos e motores na Argentina e no Brasil.
Na Argentina, a produção de veículos do Grupo é feita na fábrica de
Palomar, de onde saem os modelos Peugeot 206, 207, 307, 307 Sedan e Partner
e os Citroën C4 hatchback, C4 Sedan (Pallas) e Berlingo. Já na fábrica de
motores e componentes de Jeppener são produzidos motores a diesel de 1,9
litro e HDi 2,0 litros e também o motor de 2,0 litros a gasolina e
flexfuel.
No Brasil, há o Centro de Produção de Porto Real, que engloba uma
fábrica de veículos e outra de motores. Atualmente, o complexo industrial
produz os veículos Peugeot 206, 207, 207 SW e 207 Passion (sedan) e os
Citroën C3 e Xsara Picasso, além de motores de 1,4 litro e 1,6 litro
flexfuel e a gasolina.

Advertisement