Outros
Mobile World Congress
Fonte: Imprensa Robotron
Em fevereiro deste ano aconteceu em Barcelona (Espanha), o Mobile World Congress, uma das maiores feiras voltadas ao mundo móvel. No evento, grandes empresas lançaram no mercado produtos revolucionários, como vários telefones celulares que contam com a tecnologia GPS. A Robotron Automação e Tecnologia – empresa do segmento GPS – apresenta as principais novidades do Mobile World Congress.
A Asus e Garmin, por exemplo, apresentaram dois novos smartphones com foco na tecnologia GPS, um com o sistema operacional Linux e outro com o Windows Mobile 6.1. Os Nuvifone G60 e Nuvifone M20 unem os recursos de GPS da Garmin e o conhecimento da Asus em smartphones com funções especiais, dedicada a serviços via GPS. Entre os recursos, destaca-se a possibilidade de incluir tags geográficas automaticamente em fotos tiradas com a câmera de 3 megapixels dos aparelhos. O Nuvifone M20 possui armazenamento de 4 ou 8 GB, usa redes GSM tri-band e 3G, e tem conectividade HSDPA de 7,2 Mbps ou Wi-Fi. Já o Nuvifone G60 possui 4 GB de espaço interno.
Outros dois aparelhos que contam com a tecnologia GPS são o Arena KM900 da LG e o M900 da Acer. O primeiro tem ainda suporte Dolby e Divx, roda em redes 3G HSDPA e Wi-Fi. Já o lançamento da Acer possui tela de 3,8 polegadas sensível a toque e sensor biométrico.
Além da Asus, Garmim, LG e Acer, grandes fabricantes como Nokia, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e HTC também apresentaram novidades ao concorrido mercado de telefonia celular. O touchscreen continuou em alta, bem como os sistemas operacionais abertos, que permitem a inserção, nos aparelhos, de variados aplicativos.
A Nokia apresentou o E75, voltado para comunicação, internet e e-mail. É o primeiro com Nokia Messaging, que possibilita a conexão direta a mais de 90% das caixas postais de e-mails corporativos. Além desse, a Nokia trouxe ainda o E55, que promete um tempo de duração da bateria de quase um mês, no modo standby. Já o modelo 6710 Navigator vem com GPS dedicado e o Nokia 6720 classic aposta nos recursos de voz por meio do cancelamento ativo de ruído e um formato que se adapta ao rosto. Mas, o grande lançamento da empresa ficou por conta do N97, que pode ser o grande concorrente do iPhone.
A Sony Ericsson apresentou o aparelho Idou, 3G, que possui câmera com 12 megapixels, flash Xenon, tela touch de 3,5 polegadas e Wi-Fi. Já Samsung apostou em aparelhos musicais, como o BeatDisc e o BeatDJ, que trazem amplificadores digitais.
Outro importante anúncio feito no Mobile World Congress foi a decisão de adotar um padrão universal de carregadores de celulares, o MicroUSB. A partir de 2012, todos os novos modelos devem estar adaptados. Com isso, espera-se reduzir os gases que provocam o efeito estufa produzidos pela fabricação e transporte de cerca de 13,6 toneladas de aparelhos por ano.