Connect with us

Kia Motors assina contrato de montagem do Bongo no Uruguai

Published

on

Imprensa Kia

A Kia Motors do Uruguai (KMU), sob o comando de José Luiz Gandini, assinou hoje o contrato com a empresa uruguaia Nordex S/A para a montagem do caminhão leve Bongo. Com investimento inicial de US$ 1,5 milhão, o primeiro lote da produção está previsto para dezembro de 2009 e sua comercialização a partir de janeiro de 2010, nos mercados brasileiro e uruguaio. O planejamento de produção do Bongo é de 6 mil unidades ao ano.

O contrato de montagem do Kia Bongo foi assinado na manhã de hoje pelo presidente da Kia Motors do Uruguai, José Luiz Gandini, também presidente da Kia Motors do Brasil e pelo presidente da empresa uruguaia Nordex S/A, Ernesto Soler Garmendia. Entre as autoridades presentes na solenidade de assinatura, destacaram-se as presenças do Vice-Presidente do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, e do Ministro da Indústria e Energia, Daniel Martinez.

Os investimentos na linha de montagem do Bongo no Uruguai, porém, devem chegar a US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 6,5 milhões) e espera-se gerar cerca de 140 novos postos de trabalho, de responsabilidade da Nordex, e mais 30 empregos diretos da Kia Motors do Uruguai, agora sob administração brasileira, que também distribuirá naquele mercado os carros importados da montadora sul-coreana.

Advertisement

Das oito versões da linha do caminhão leve Bongo, apenas o K2500, cabine simples, tração 4×2, rodeiro simples, com caçamba e motor turbo Diesel intercooler será montado no Uruguai. E das 6 mil unidades produzidas anualmente, estima-se a destinação de 95% para o mercado brasileiro e 5% para o uruguaio. Todas as demais versões serão mantidas, mas por meio da importação.

“Na segunda fase de nossas operações de montagem do Bongo, vislumbramos alcançar os demais países do Mercosul”, afirmou José Luiz Gandini.

Veículo polivalente – Ágil, prático e econômico, o Bongo foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário, seja em trabalhos nos centros urbanos ou em áreas rurais. As dimensões de sua caçamba permitem transportar volumes tranqüilamente e sua altura em relação ao solo facilita o manuseio ao carregar e descarregar.

Robusto, o Bongo tem grande aceitação entre frotistas, empreendedores, produtores rurais e empresários do agronegócio, que buscam em um comercial leve de seu segmento atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho. Com boa capacidade de carga, as suas oito versões são encontradas em dois modelos – K2500 e K2700. Seu design, um dos mais modernos da categoria, confere robustez, modernidade e dinamismo.

As duas opções de motores diesel do Bongo oferecem performance ao rodar com ou sem carga. O modelo K2500 é equipado com motor turbo Diesel intercooler, de 4 cilindros em linha com 8 válvulas e comando no cabeçote. Tem sistema de alimentação com injeção indireta de combustível e gera 94 cv de potência e torque de 22,4 kgm. Já o modelo K2700 apresenta motor Diesel aspirado, 4 cilindros em linha com 8 válvulas, sistema de alimentação com injeção indireta de combustível e é capaz de gerar 83 cv de potência e torque de 17,5 kgm.

Advertisement

Sua transmissão manual de 5 marchas está dimensionada para que o veículo tenha uma condução agradável, sem grande esforço. A opção de tração 4×2 ou 4×4 com rodeiro simples, ou tração 4×2 com rodeiro duplo multiplica as possibilidades de uso do Bongo.

Com 4,93 metros de raio de giro, a condução do Bongo é facilitada por apresentar de série direção tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica. A coluna de direção absorve energia em caso de colisão, o que aumenta a segurança no interior do veículo. Seu sistema de freios possui discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, o que permite uma condução segura e com frenagem precisa e eficiente, na condição de o veículo estar carregado ou não.

A suspensão do Bongo foi desenvolvida para proporcionar uma dirigibilidade estável e ao mesmo tempo confortável. Na dianteira é independente com barras de torção, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores a gás. A traseira é de eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas e amortecedores a gás. Sua construção e calibragem são suficientes para suportar os 1.530 kg de sua capacidade de carga.

Longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “C”), travessas tubulares, cabine e carroçaria em chapa de aço conferem ao comercial leve maior resistência e durabilidade. O Bongo ainda apresenta reforço de cabine adicional em “T” contra impacto frontal.

Segurança e interior – Além da excelente segurança apresentada em sua estrutura, o Bongo conta com itens de segurança ativa e passiva. Entre os principais em segurança ativa, os faróis com lentes de policarbonato, grande área envidraçada, excelente posição do motorista, sistema de freios com válvula sensível à carga – LSPV. Na segurança passiva, os cintos de segurança dianteiros laterais de três pontos, barras de aço de proteção lateral contra impacto nas quatro portas e discos ventilados nos freios dianteiros.

Advertisement

No interior do Kia Bongo, três pessoas na versão cabine simples e seis na cabine dupla são acomodadas com espaço e conforto de automóvel. O painel de instrumentos do veículo é muito parecido com os dos automóveis, ou seja, possui todos os controles próximos e de fácil acesso ao motorista. O revestimento dos bancos é de vinil na versão standard e de tecido na versão luxo. O assoalho possui revestimento em carpete. O encosto do banco central dianteiro é rebatível e possui porta-documentos e porta-copos. Entre os equipamentos de série do Bongo destacam-se ainda o acionamento elétrico dos vidros (versão luxo), encosto de cabeça de altura regulável nos bancos dianteiros laterais, espelho retrovisor interno anti-ofuscante, preparação para som com dois alto falantes, antena lateral, limpador do pára-brisa com acionamento intermitente de freqüência variável, luz interna no teto, porta-objetos, sistema de travamento elétrico das portas (modelo luxo), tacômetro analógico (modelo luxo), ventilação forçada, ar condicionado (modelo luxo).

LEGENDA FOTO, da esquerda para a direita José Carlos Gandini, presidente do conselho da KiaMotors do Brasil; Kie Sheon, embaixador da Coréia no Uruguai; RodolphoNovoa, vice-presidente da República Oriental do Uruguai; Ernesto Soler,presidente da Nordex e José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors doBrasil.