Imprensa Grupo Continental
A VDO, uma das marcas da Continental Brasil Indústria Automotiva para o mercado de reposição, acaba de lançar a linha de sensores de posição da borboleta, que faz parte do sistema de injeção eletrônica. A peça, fixada no eixo do corpo da borboleta, tem a função de converter a posição de aceleração em sinal elétrico. “Ao acelerar o veículo, a borboleta se movimenta admitindo mais ar para o motor e o sensor informa esta variação por meio de sinais elétricos para a unidade de comando eletrônica, possibilitando a exata injeção de combustível e, consequentemente, a correta mistura e funcionamento do motor”, explica Marcelo Rosa, coordenador de Produtos da Continental.
Disponível no mercado de reposição, a nova linha oferece quatro modelos e atende a diversos veículos das marcas Fiat, Ford, Renault e Volkswagen. “Com o lançamento do sensor de posição da borboleta, estamos ampliando o nosso portfólio de produtos na linha de injeção eletrônica e passamos a oferecer uma gama mais completa para atender às necessidades de nossos clientes”, avalia Rosa.
Funcionamento Por meio do sensor de posição da borboleta, a unidade de comando do motor identifica as condições de aceleração do automóvel, que são as seguintes:
. Borboleta fechada – nesta posição, a unidade de comando controla a rotação de marcha lenta ou as desacelerações;
. Borboleta parcialmente aberta – nesta condição, que começa em torno de 5% de abertura, a unidade de comando regula a relação ar/combustível, controlando a emissão de poluentes e, sobretudo, mantendo a boa resposta do motor;
. Borboleta totalmente aberta – nesta disposição, que inicia em torno de 70% de abertura da borboleta, o sistema trabalha com misturas ricas, visando o melhor desempenho do motor.