Imprensa TMD Fricton
A aquisição pela sua diretoria e pelo Fundo de Investimentos Pamplona assegura ao Grupo TMD Friction um futuro promissor.
· A aquisição do líder mundial no fornecimento de lonas e pastilhas de freio para veículos de passageiros e comerciais, conclui, em curto espaço de tempo, o processo de recuperação judicial auto-aplicado em suas 4 unidades na Alemanha.
· Com esta transação, assegura-se ao Grupo TMD Friction um futuro promissor e trabalho para mais de 3.800 funcionários de 10 países em 14 plantas.
Comunicado divulgado na cidade alemã de Leverkusen em 03/04/2009
“O Grupo TMD Friction anunciou na data de hoje a sua aquisição pela atual diretoria e pelo fundo de Invenstimentos “Private Equity” Pamplona Capital Management, com sede em Londres. A aquisição foi efetivada sem a necessidade de capital de terceiros e compreende a compra total dos ativos da empresa”.
Com esta transação, prevista para ser finalizada ainda em abril de 2009, a TMD vai poder contar com o suporte, a longo prazo, do Pamplona, além de uma estrutura de capital sólida e livre de dívidas.
A TMD Friction prooduz lonas e pastilhas de freios para veículos comerciais e de passageiros, além de produtos para competição e aplicações industriais e ferroviárias. O Grupo TMD Friction é fornecedor global de diversas montadoras e para uma variada gama de plataformas de veículos.
A TMD Friction também é um dos maiores fornecedores para o mercado de reposição, possuindo, além da marca Cobreq, que é utilizada na América do Sul e América do Norte, as marcas Textar, DON, PAGID, Mintex e Cosid. A empresa possui unidades na Europa, América do Norte, China, Japão e Brasil.
Derek Whitworth, CEO da TMD Friction, sobre a aquisição
“Eu estou entusiasmado com esta parceria. O Pamplona, além de um excelente suporte, nos deu, também, uma perspectiva a longo prazo para todo o Grupo . A data de hoje marca o fim de um difícil período de incertezas. A TMD Friction está agora livre de dívidas. Com as restrições financeiras resolvidas, eu estou confiante de que possamos continuar a construir nossa liderança no mercado, tal como foi evidenciado recentemente nas conquistas de importantes contratos com clientes como BMW, Mercedez Benz, Opel, Porsche e VW . Eu gostaria de agradecer ao nosso time, aos nossos clientes e fornecedores pelo contínuo suporte que nos deram durante este período de grandes desafios para nossa empresa “.
Martin Schwab, partner do Pamplona Capital Management, disse
“A TMD Friction é um negócio excepcional e nós estamos entusiasmados em ser partícipes a longo prazo do futuro promissor deste grupo. A TMD é um líder global na indústria automotiva e tem qualidades que tornam robusta a sua estratégia, já que uma boa parte dos negócios é focada no mercado de reposição, que foi menos afetado neste momento crítico para todos os mercados. Estamos apoiando este excelente time gerencial, que é liderado por Derek Whitworth, e também contentes em poder manter a independência de um líder tecnológico na sua áea de atuação”.