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BASF proporciona soluções inovadoras para o recém lançado Nano, da Tata Motors

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A BASF é fornecedora da Tata Motors para o novo automóvel Nano, com soluções de engenharia que reduzem as emissões de gases, aumentam a eficiência energética e aperfeiçoam o carro no aspecto estético

Imprensa BASF

“Nós acreditamos que ajudar os nossos clientes a atingir ainda mais sucesso é estratégico para nosso crescimento futuro”, disse Prasad Chandran, presidente da BASF para o Sul da Ásia e membro do Comitê Executivo do Grupo BASF na Índia. “Por esta razão, trabalhamos junto a nossos clientes e buscamos sempre lhes oferecer soluções inovadoras e personalizadas. O projeto Tata Nano tem sido especial para a BASF na medida em que pudemos transpor barreiras geográficas, técnicas e intelectuais para irmos ao encontro das necessidades específicas da Tata”, ressalta Chandran.
Desenvolver produtos para o Nano foi um desafio que necessitou soluções personalizadas, além de processos que focassem nas necessidades específicas da Tata Motors. O projeto Nano envolveu a união global de diversos especialistas da BASF para criar sinergia para a inovação.
Soluções para redução de custos e emissões de poluentes

A unidade de catalisadores da BASF desenvolveu um catalisador conversor para o Nano, que atende todos os padrões de controle de emissões da Índia. Os especialistas locais da BASF na região são apoiados por colegas do Nafta para alcançar o melhor custo-benefício. A BASF opera uma planta para a produção de catalisadores em Chennai, na Índia.
Diminuição do peso para melhor eficiência energética

O coletor de admissão de ar do Nano será produzido pela Tata Visteon e emprega o Ultramid® da BASF, plástico de engenharia reforçado com fibra de vidro. Geralmente, a peça fornece ar para a combustão e é tradicionalmente feita em alumínio. Quando se substitui este material por Ultramid®, consegue-se diminuir 40% do peso, o que auxilia na diminuição do consumo de combustível e das emissões de gases, características essenciais do Nano. A BASF forneceu suporte técnico desde a fase do conceito até a otimização do produto com todas as simulações, utilizando inclusive os serviços de testes de peças nos laboratórios da divisão de plásticos de engenharia da BASF em Ludwigshafen. O projeto foi uma parceria entre a Visteon e a BASF (de várias localidades) e centros técnicos automotivos da Ásia, com o objetivo de desenvolver o automóvel de maneira eficiente, além de sempre cumprir os prazos do planejamento inicial.
Adicionando cores ao Nano

A contribuição mais aparente da BASF na produção do Nano é a cor e o brilho no exterior do veículo. A BASF fornece também as tintas automotivas para a Tata Motors desde 1998 para os modelos Indica, Sumo, Safári, Indigo, entre outros. Agora, a unidade de tintas da BASF foi a escolhida pela Tata Motors para fornecer algumas cores para o Nano.
“Produtos inovadores, serviços e processos eficientes são particularmente importantes para um projeto como o Nano”, afirma Hermann Althoff, vice-presidente do Grupo BASF e responsável pela coordenação do grupo da Indústria automotiva na Ásia. “A BASF está bem posicionada como um fornecedor global. Nós desenvolvemos com sucesso os plásticos, catalisadores e as tintas para os produtores deste veículo, considerado inovação conceitual na Europa, América do Norte e Ásia. Ao fazermos isso, nosso objetivo não é somente fornecer o produto mais barato, mas sim desenvolver as mais eficientes soluções em termos de custo e desempenho”, finaliza Althoff.
Essa é mais uma demonstração da diversidade da BASF, oferecendo soluções inovadoras tanto para os veículos de luxo, quanto para o Tata Nano, considerado o carro mais barato do mundo.