Connect with us

JOUle®: A segunda geração da tecnologia que vai dominar o setor automotivo

Published

on

Depois de aprovado nas 24 horas de Le Mans, uma das mais importantes corridas de resistência do mundo, os faróis com LEDs prometem ser mais duráveis, consumir menos energia do sistema de iluminação e, acima de tudo, liberdade para o design de faróis

Imprensa Osram

Os resultados foram tão positivos que a OSRAM, empresa líder em iluminação automotiva e responsável pelo desenvolvimento dessa tecnologia, planeja a produção em série da segunda geração do sistema JOULE® com foco no mercado automotivo, o que possibilitará a redução nos custos, posicionando-se de forma estratégica no setor. Isso significa que o sistema com LEDS tomará conta, em primeira instância, dos veículos de luxo e, na sequência, dos carros populares.

“A segunda geração do sistema JOULE® pode ser facilmente adaptada ao modo de produção em série com plena compatibilidade com as normas ECE e SAE, que regem a produção de lâmpadas na Alemanha”, afirma Guilherme Sartori, gerente automotivo da OSRAM do Brasil, que prevê a conquista do mercado nacional pela segunda geração dessa tecnologia.

O sistema JOULE® já é utilizado para integrar outros produtos da OSRAM que fazem uso do LED. Um bom exemplo disso são os veículos da marca Audi modelo A4 e RS6, que utilizam em seus faróis o modelo Golden-DRAGON®, vinculados ao sistema JOULE®. “Com a experiência no uso desse produto foi possível obter respostas muito positivas como, por exemplo, a economia de combustível e a redução nos gastos com manutenção, pois esse sistema consome até dez vezes menos energia que os tradicionais sistemas de iluminação com lâmpadas incandescentes e dura mais tempo do que a vida útil de um carro, afirma Sartori.
Além dos benefícios citados é difícil se deparar com os dois modelos da Audi, sem notar as “Sobrancelhas” na lanterna formada com os LEDs. “Isso comprova que esse produto desperta a criatividade dos engenheiros e projetistas, possibilitando assim novos avanços para os veículos”, ressalta.