Connect with us

Citroën C4 VTR Turbo será destaque no Quatro Rodas Experience 2009

Published

on

Imprensa Citroën

Ficou pronto o C4 VTR Turbo que participará do Quatro Rodas Experience 2009, evento que acontecerá no Autódromo de Interlagos entre os dias 9 e 14 de junho. Projetado e desenvolvido em parceria com a Personal Parts, o modelo foi inspirado no universo dos grandes bólidos esportivos e no C4 WRC, uma das grandes sensações do Campeonato Mundial de Rali.
“Buscamos unir o universo do Tuning com o prestígio internacional da Citroën Racing, que já conquistou quatro títulos no WRC na categoria construtores e cinco entre os pilotos”, afirma Reinaldo Siffert, gerente de Marketing de Produto da Citroën do Brasil.

DNA esportivo

Externamente, o C4 VTR Turbo traz kit aerodinâmico completo (incluindo saias e aerofólio), novas lanternas traseiras, ponteiras duplas de escapamento e película nos vidros. A carroceria do C4 VTR Turbo ganhou também modelagem diferenciada nos pára-choques, que se tornaram maiores e mais agressivos.

Advertisement
O perfil lateral foi valorizado por meio da utilização de um conjunto de rodas aro 20″ da marca Tsuya, além de pneus Yokohama 225/30 R20. Além disso, alinhado a nova imagem de marca, o modelo recebeu uma exclusiva pintura branco pérola.

Internamente, foi instalado na lateral interna da coluna A (lado motorista) um suporte para a fixação de dois mostradores: um Manômetro, para verificação da pressão do turbo, e um Hallmeter, para medir a dosagem de ar e combustível.
Buscando uma condução mais veloz e esportiva, o motor teve seus números referenciais aumentados em cerca de 30%. Para tanto, uma turbina Master Power com 0,4 bar de pressão e um intercooler foram acrescentados. No intuito de suprir a maior necessidade de combustível, um bico injetor auxiliar foi instalado para enriquecer a mistura ar/gasolina.
“O sistema de exaustão foi todo refeito, desde o coletor de escapamento até as ponteiras, tendo agora um diâmetro de 2,5 polegadas”, explica Daniel Simone, gerente comercial da Personal Parts. Segundo ele, o C4 VTR Turbo preparado para o Quatro Rodas Experience 2009 passa a disponibilizar cerca de 180 cv de potência máxima.

Para a manutenção da estabilidade, a suspensão teve sua altura rebaixada em 4,5 cm com o encolhimento das molas. Na prática, isso resultou em mais estabilidade e em uma sensação mais apurada do controle do carro.

Citroën C4 VTR: bem-vindo ao universo da inovação

Advertisement

Lançado no mercado brasileiro em setembro de 2006 e com cerca de 3.500 unidades já comercializadas no mercado brasileiro, o C4 VTR simboliza a visão da Citroën para um cupê dinâmico que associa estilo, esportividade e personalidade. O bem-estar a bordo do C4 se destaca, particularmente, pelo uso de equipamentos totalmente inovadores.

O volante com comandos centrais fixos agrupa ao alcance da mão as principais funções de conforto e de ajuda à direção. Esta disposição ergonômica – que privilegia a simplicidade de utilização dos comandos − favorece o prazer de dirigir e aumenta a segurança, já que permite a utilização de um airbag para o motorista com formato otimizado.

Este volante (revestido em couro) é associado a um display translúcido também inédito que exibe informações de direção (velocidade do veículo, parâmetros do limitador e do regulador de velocidade etc.) sobre uma lâmina translúcida, implantada no centro do painel. O contraste da exibição ajusta-se instantaneamente em função da luminosidade: a legibilidade é perfeita em quaisquer circunstâncias.

Advertisement

Alguns equipamentos reservados a veículos dos segmentos superiores também aparecem no C4 VTR, como os faróis de xenônio direcionais de dupla função com acendimento automático, regulador e limitador de velocidade, detector de chuva, retrovisor interno elétrocromo, entre outros.

Com tais prestações, uma verdadeira atmosfera de serenidade reina dentro do espaço interno. Ela é reforçada pela presença de um dispositivo para perfumar o ambiente e por um sistema de ar condicionado automático digital com regulagens distintas de temperatura para os lados esquerdo e direito do habitáculo.

Completo, conta ainda com CD player – MP3 frontal com comando no volante, faróis de neblina, brake light, chave com dispositivo antifurto transponder, banco do motorista com regulagem de altura e lombar, computador de bordo, retrovisor com regulagem elétrica, apoio central de braço dianteiro escamonteável, detector de obstáculo traseiro (DOT), pack elétrico, entre outros.

Advertisement