Imprensa VW
O Rally dos Sertões 2009 já chegou à metade de suas dez etapas com domínio absoluto da equipe Volkswagen. Até agora, os 3 Race Touareg estão se alternando nas 3 primeiras posições quase todos os dias.
Na soma dos tempos das cinco etapas já completadas, duas duplas da Volkswagen Motorsport disputam a liderança minuto a minuto. No fim do domingo, o piloto Nasser Al-Attiyah (Catar) e seu navegador Timo Gottschalk (Alemanha), com 4 vitórias e 1 segundo lugar, assumiram a primeira colocação na classificação geral, com total cronometrado de 17h22min/37seg, passando os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz, que somavam 17h34min/27seg, que cruzaram as linhas de chegada uma vez em primeiro, 2 em segundo e 2 em terceiro.
Os brasileiros Neves e Bampi estão fazendo uma prova de recuperação. Como não completaram a segunda etapa, até o domingo figuravam na oitava colocação, mas foram bem nas outras quatro provas que conseguiram completar, chegando 2 vezes em segundo e duas em terceiro. Na sexta-feira, 26, a dupla largou atrás e ultrapassou 15 carros no percurso entre Cidade de Goiás e Minaçu (GO).
Neves e Bampi só não somaram mais um segundo lugar porque ajudaram Sainz e Cruz na etapa do sábado, 27, entre Manaçu (GO) e Palmas (TO). O Touareg dos espanhóis ficou preso em uma valeta e os brasileiros pararam para ajudar. A dupla brasileira marcou o terceiro melhor tempo no dia.
No domingo, 28, foi disputada a etapa mais rápida do Rally dos Sertões, de Palmas (TO) a Luis Eduardo Magalhães (BA). E mais uma vez os três Race Touareg dominaram o dia. A dupla Al-Attiyah/Gottschalk imprimiu um ritmo de prova forte e concluiu a especial em 2h30min/37seg.
“Foi uma etapa muito rápida que me lembrou bastante o Campeonato Mundial da modalidade. Está sendo ótimo competir no Brasil, o país é fantástico, único, e quero vencer esta corrida”, disse Al-Attiyah, que com mais esta vitória assumiu a liderança da competição.
E os brasileiros chegaram logo atrás, em segundo. Neves e Bampi completaram a etapa em 2h33min58seg, chegando à frente dos espanhóis Sainz/Cruz, que marcaram 2h41min1seg.
Nesta segunda-feira, 29, o Rally dos Sertões percorre 558 quilômetros entre Luís Eduardo Magalhães e Barra, também na Bahia.
Curiosidades em números da Equipe Volkswagen Motorsport
A Equipe Volkswagen no Rally dos Sertões tem 35 componentes. E, para cada membro da Equipe – do Diretor até o mecânico –, é transportada uma bagagem composta de uma barraca individual, um sleeping bag e um sleeping ped.
São 170 rodas montadas com pneus, sendo transportadas. O peso de todas essas peças de reposição chega a 30 toneladas.
Um dos caminhões de apoio é equipado com uma cozinha e dois chuveiros. Esse caminhão carrega 1.000 litros de água – usados, principalmente, para lavar os três Volkswagen Race Touareg 2 e para os banhos de chuveiro dos membros da equipe. Cada dia são consumidos 100 litros.
Outros três caminhões de serviço carregam as ferramentas e peças de reposição para os três Race Touareg nos Sertões. Cada um deles é equipado com o que for necessário para dar apoio aos protótipos de Cross-Country, campeões do Dakar.
Cada caminhão tem um kit de ferramentas que é composto por 27 pares diferentes de alicates, 58 chaves, 48 chaves de fenda, e nove ferramentas especiais. Além disso, cada mecânico tem um kit próprio com utensílios especiais para o seu veículo.
A Equipe Volkswagen, graças aos seus geradores de força, é auto-suficiente e pode iluminar todo o seu acampamento.
Além dos caminhões de serviço, a Equipe tem outros dois caminhões: um para o diesel dos Race Touaregs (a Volkswagen trouxe 5.600 litros de diesel para o Brasil) e outro para os pneus. Há também quatro vans Volkswagen T5 e três Volkswagen Crossfox assegurando a mobilidade dos membros da Equipe no percurso do Rally.
A Equipe possui três tendas de trabalho para fazer a manutenção, uma de catering e duas para engenheiros. Cada um dos três Volkswagen Race Touareg tem sua manutenção feita sobre lonas especiais (de 30 metros quadrados!) para cobrir o terreno.
Foram necessárias três semanas para mandar todo o equipamento da Alemanha para o Brasil. O material de assistência veio via marítima e os três Race Touareg viajaram em frete aéreo.
Os veículos de apoio completarão mais de 10.000 quilômetros, iniciando com a chegada a São Paulo a passagem por Goiânia, incluindo a rota do Rally dos Sertões e a volta de Natal até a capital paulista. Isso é igual a um quarto da distância de uma volta ao mundo.