Connect with us

F-Truck: Roberval Andrade começa na frente em Interlagos

Published

on

Piloto da Scania, que tenta a terceira vitória nesta pista, foi o mais veloz na sexta-feira (17), superando Wellington Cirino

Imprensa Fórmula Truck

Roberval Andrade (Scania) define como mágica a relação dele com o circuito de Interlagos, em São Paulo (SP), que receberá a quinta etapa da temporada da Fórmula Truck no domingo (19), às 14h10, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes. Com duas vitórias nos últimos seis anos, ele é o piloto com o maior número de conquistas recentes nesta pista e começou com o pé direito também em 2009: foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres, nesta sexta-feira (17).
“Eu sempre sonhei em correr aqui, neste autódromo, e não é por acaso que me dedico tanto antes desta corrida. Para mim, esta prova é sempre decisão de campeonato, a mais especial do calendário. Para nós, é como Mônaco na Fórmula 1”, comenta Roberval Andrade. Sua volta, registrada em 2min00s590, superou a de outro grande especialista no traçado, o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz), vencedor no ano passado e que também soma duas conquistas em Interlagos.
Os dois travaram uma boa disputa ao longo do dia. Cirino foi o mais veloz pela manhã. Roberval, à tarde. “Acho que estamos no caminho. Treinamos bastante antes de vir para cá e trouxemos um set up novo, que parece estar funcionando, mas vamos seguir trabalhando para estar com tudo 110% na tomada de tempo”, afirma, referindo-se ao treino que define o grid, marcado para às 14h00 de sábado (18). Ele sabe que os concorrentes mais próximos podem dar um salto na classificação.
Os dois caminhões Mercedes-Benz fizeram dobradinha no ano passado, com Wellington Cirino em primeiro e Geraldo Piquet em segundo. “Ainda temos que evoluir bastante, mas estamos com o trabalho certo e temos um excelente caminhão para a corrida”, revela Wellington Cirino, que descarta qualquer favoritismo dizendo que a situação é outra em 2009. “Com as mudanças de regulamento, até usamos alguma coisa do ano passado, mas mudou muito, principalmente em termos de equilíbrio”, diz.
Seu companheiro de equipe, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), foi o terceiro mais veloz nos treinos livres. Em quarto, apareceu Renato Martins (Volkswagen), que pelas contas da equipe atingirá sua corrida de número 150 na categoria (somando as duas baterias, quando a categoria tinha rodada dupla, e também provas não oficiais). “Estamos com um problema na suspensão, o caminhão está saindo um pouco de frente e está difícil de acertar, mas sabíamos que eles levariam vantagem aqui”, conta.
Renato Martins fala, especificamente, dos caminhões com motores até 13 litros. O dele está entre os chamados “pequenos”, com motores 9 litros. “Como temos muitas retas e subidas em Interlagos, o motor acaba sendo uma vantagem para eles, que ao mesmo tempo são mais exigidos. Então, vamos apostar na nossa durabilidade, levando até o final e acompanhando o que acontece”, conclui. Companheiro de Renato Martins, Valmir Benavides (Volkswagen), o líder do campeonato, foi o quinto.
Danilo Dirani (Volvo) confirmou o bom rendimento apresentado desde Goiânia e terminou o dia com a sexta melhor marca. Entre as atividades da Fórmula Truck, foram para a pista os carros da categoria argentina Top Race, que faz etapa especial no Brasil, com a presença do campeão mundial de Fórmula 1, Jacques Villeneuve. O piloto canadense atenderá toda a imprensa brasileira e argentina neste sábado (18), às 13h30, no box 13 do autódromo de Interlagos.
A entrevista coletiva contará também com as presenças da presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro Félix, e do presidente da Top Race, Alejandro Urtubey. O chamado Race Day deste domingo em Interlagos terá, entre outras atrações, três pilotos com passagem pela Fórmula 1 no circuito: os argentinos Gastón Mazzacane, que competirá nas duas categorias, e Norberto Fontana e o canadense Jacques Villeneuve, estes dois últimos andando na Top Race.
Ingressos
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras com endereços divulgados no site oficial www.formulatruck.com.br, com direito ao boné bordado oficial da categoria. A organização da F-Truck não cobra ingressos de maiores de 65 anos e crianças até 8 anos acompanhadas dos pais. Também têm entradas livres pessoas portadoras de deficiência física. Os ingressos para estudantes só serão vendidos nas bilheterias do autódromo pela metade do valor, com a apresentação da carteirinha.
Advertisement