Texto e Imagem: Imprensa Renault
Aumentar a interatividade do cliente com o seu veículo e facilitar o acesso do proprietário às principais informações de utilização e características técnicas do modelo que ele acabou de adquirir. Essas são algumas das vantagens que os consumidores que adquirirem um modelo Logan, Sandero, Sandero Stepway, Mégane Sedan ou Mégane Grand Tour terão ao assistir o DVD explicativo que a partir de agora integrará o kit de manuais desses veículos, em apoio ao tradicional manual de instruções.
Os vídeos de Logan, Sandero e Sandero Stepway têm 18 minutos de duração; os da linha Mégane (Sedan e Grand Tour), 25 minutos. Tempo suficiente para que informações essenciais sejam passadas ao público, por meio de um texto objetivo, em linguagem coloquial e amparado por imagens estáticas e em movimento do automóvel. Além disso, personagens simulam situações do dia-a-dia do uso do veículo e dão exemplos de soluções práticas.
O DVD traz informações úteis a fim de que o cliente tire o máximo proveito dos produtos. ´´Pelas dúvidas que chegam diariamente ao serviço de atendimento da empresa, constatamos que os compradores não têm o hábito de ler o manual por completo. Por isso, tivemos essa idéia. A intenção foi oferecer uma maneira mais prática e fácil para que a pessoa se intere sobre o veículo´´, explica Luiz Fernando Pedrucci, Diretor de Pós-Vendas da Renault do Brasil.
Ele dá um exemplo comum e recorrente em relação ao sistema automático de levantamento de vidros do Mégane. ´´O modelo não tem as tradicionais chaves, mas um moderno cartão eletrônico de múltiplas funções. Pressionando o botão uma vez, a porta é trancada; apertando duas vezes, os vidros são levantados. Muita gente, no entanto, não usa tal recurso por desconhecê-lo´´, disse.
Apesar da adoção do DVD explicativo, os consultores de vendas das concessionárias da Renault do Brasil continuarão com a prática de mostrar detalhadamente os veículos a cada um dos compradores ´´Mas a ansiedade e até a pressa em sair de carro novo da loja às vezes fazem com que o cliente deixe de assimilar detalhes importantes´´, observa Victor Rizzi, Gerente de Relações Clientes da Renault do Brasil.
Os DVDs não estão à venda separadamente nas concessionárias. Eles são entregues ao proprietário no momento da compra do veículo. Segundo Victor Rizzi, a intenção é avaliar a receptividade dos clientes, para então expandir o produto para outros modelos da linha Renault à venda no País, inclusive os utilitários Master e Kangoo Express.