Multas por equipamentos eletrônicos representam 74% no DF
Outros

Multas por equipamentos eletrônicos representam 74% no DF

Texto: Imprensa Robotron

Para dirigir tranquilo pelas ruas do Distrito Federal é preciso muita atenção, pois qualquer distração no trânsito pode ser o suficiente para render uma ou várias multas ao longo do ano. De janeiro a julho de 2009, foram aplicadas no DF, aproximadamente 891 mil multas. Dessas, cerca de 660 mil, correspondem a barreiras eletrônicas e pardais, ou seja, 74% do total de infrações cometidas nesse período. No Distrito Federal existem mais de 700 equipamentos eletrônicos distribuídos em todas as cidades.

Os números acima realmente assustam, mas, na maioria das vezes os motoristas são multados porque ultrapassaram de 10% a 20% o limite permitido de velocidade. Além disso, as avenidas de Brasília sofrem alteração brusca do limite de velocidade, confundindo os condutores. As vias variam de 80km/h (Eixão) a 40km/h (entrada do Riacho Fundo), por exemplo. Então, muitos condutores são multados por estarem trafegando a 68km/h, numa via onde a velocidade permitida é de 60km/h.

Para ajudar os condutores a evitar essas multas, a Robotron Automação e Tecnologia oferece o aparelho Lince GPS, que tem como função principal alertar os condutores, por meio de sinal luminoso e sonoro, sobre a aproximação de pontos perigosos e de controle de velocidade, já previamente mapeados pela empresa.

Além disso, os usuário de iPhone e celulares Nokia também podem ter essa comodidade em seus aparelhos. A Robotron lançou o software Lince GPS para esses equipamentos e tem sido um grande sucesso. Nesses casos, o Lince GPS funciona ainda como um computador de bordo, pois registra velocidade média, máxima, latitude, longitude, entre várias outras funções.

E, ao contrário do que muitos pensam, o aparelho Lince GPS está totalmente de acordo com a lei, de acordo com a Resolução 242 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite a utilização de aparelhos GPS dentro de veículos.

Deixe um comentário