Texto e Fotos: Imprensa Citroën
A Citroën comemora 90 anos de inovação marcados por modelos excepcionais e que construíram uma imagem fabulosa da marca, tais como o Traction Avant (lançado em 1934), o 2 CV (1948) ou ainda o revolucionário DS (1955).
Hoje, a Créative Technologie permite que a Citroën ofereça a maior gama de produtos de todos os tempos, totalmente adaptada às necessidades de seus clientes. Uma gama em constante evolução e desenvolvimento, como as exclusividades mundiais apresentadas em Frankfurt: o primeiro representante da nova grife DS, o DS3, e o novo C3, modelo repleto de novas tecnologias e que será destinado exclusivamente ao mercado europeu. Duas novidades totalmente adaptadas ao desenvolvimento atual dos veículos deste segmento e às expectativas variadas de sua clientela.
Em matéria de concept cars, a Citroën apresenta o Revolte, um veículo urbano luxuoso, impertinente e ecológico, dotado de um sistema de tração híbrida recarregável, solução perfeitamente adaptada ao uso misto. Hoje, a Citroën expõe o Berlingo First Electrique, uma proposta alinhada às necessidades das frotas que efetuam deslocamentos urbanos e cotidianos. Modelo completamente elétrico, ele será comercializado em vários países europeus no início de 2010. Ele é, além disso, objeto de uma primeira licitação dos Correios franceses para a realização de uma série de 500 exemplares.
Esta estratégia, que limita a difusão dos gases que geram o efeito estufa, continuará também com a comercialização, em breve, de um veículo « Full Hybrid » Diesel, com a chegada do DS5 e a comercialização de múltiplos modelos da gama da tecnologia « Stop & Start » de segunda geração, tanto a gasolina quanto a Diesel.
Em matéria de motorizações, duas novas gerações HDi são apresentadas: um 3 litros V6 e um 2 litros. Motorizações potentes, econômicas e que respeitam integralmente o meio ambiente, propondo valores de desempenho superiores e oferecendo uma substantiva diminuição de consumo e de emissões de CO2 (de 4 a 15 %, dependendo dos modelos). Além disso, cada uma das gamas C3 e DS3 se beneficiam de uma oferta HDi cujas emissões de CO2 são limitadas a 99 g/km.
Desta forma, a Citroën se coloca mais uma vez entre as líderes européias em matéria de baixos consumos de combustíveis e baixas emissões de CO2:
· 25% dos veículos vendidos na Europa que emitem menos de 110 g de CO2 por km são da Citroën,
· 30% dos modelos comercializados pela marca emitem menos de 120 g de CO2 por km.
· 30% dos modelos comercializados pela marca emitem menos de 120 g de CO2 por km.
Além da apresentação das duas exclusividades mundiais, com o novo C3 e o DS3, é o SUV C-Crosser que se beneficia de uma evolução de seu arranjo interno para maior requinte e sedução. Ele é dotado, além disso, de uma nova caixa de câmbio pilotada que aumenta o prazer ao dirigir.
Além do Revolte, protótipo inédito de carro urbano, dois outros concept cars estão presentes no estande: o C4 WRC HYbrid4, veículo esportivo e ecológico da Citroën Racing, e enfim, o excepcional GTbyCITROËN, cuja comercialização de uma pequena série está em fase de análise.
No que diz respeito às tecnologias de ponta, a Créative Technologie pode ser encontrada no novo controle de tração inteligente dos C4 Picasso e C5, permitindo aos usuários andar com facilidade em condições difíceis de rodagem (chuva, neve ou gelo); ou ainda no Grip Control, comercializado no Berlingo, que oferece uma melhora da motricidade em diversos tipos de terrenos, tais como neve, areia ou lama…





