Outros
Audi oferece inédita garantia de dois anos para seminovos da marca no país
O programa Audi Qualified está completando dez anos com uma grande novidade para os consumidores: a garantia de dois anos para os veículos usados da marca Audi. Batizado de Audi Qualified Plus, o novo selo coloca os seminovos da marca alemã num patamar de garantia superior ao de muitos carros zero-quilômetro nacionais, e até importados.
“Muitos dos nossos compradores de usados financiam o carro em até 24 meses, por isso achamos importante oferecer essa tranqüilidade da garantia de dois anos”, explica Marco Borrs, gerente do programa Qualified da Audi Brasil. Os seminovos Premium de outras marcas continuarão sendo oferecidos nos concessionários da Audi com o selo Qualified, porém com um ano de garantia, como ocorre desde a criação do programa, em 1999.
O histórico de baixo risco dos seminovos da Audi foi decisivo para que uma grande seguradora estrangeira, especializada em usados Premium, assumisse a garantia de dois anos. “Com esse prazo extra, esperamos ampliar a adesão ao programa Qualified, que é uma porta de entrada para os carros da marca”, destaca Borrs, apoiado no histórico de que 60% dos clientes Qualified evoluíram para um zero-quilômetro da Audi, e outra parte considerável trocou por outro seminovo Qualified.
O grande atrativo do programa é a seleção criteriosa feita pelos profissionais da rede Audi no Brasil, que checam 120 itens do carro, com especial atenção aos que envolvem segurança. Esse é o fator que garante o sucesso do programa e a fidelidade dos clientes. “O sonho de comprar um importado Premium seminovo muitas vezes era acompanhado por temores quanto à procedência ou o custo da manutenção. O Audi Qualified elimina justamente esses temores”, resume Borrs.
Só recebem o selo Qualified os automóveis com no máximo cinco anos de uso ou 100 mil quilômetros rodados, sem histórico de acidentes. Necessariamente, têm de ser modelos que garantam alta tecnologia e sofisticação ao cliente, como sedãs ou hatches médios muito bem equipados. Para completar, quem adquire um carro pelo programa recebe toda a assistência do SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor do Administrador da Garantia Qualified.
Além de poder conferir a qualidade dos carros na rede de concessionárias Audi, o cliente ganhou recentemente uma ferramenta para conhecer (e comprar) os seminovos Qualified. Através do site www.audi.com.br/seminovos, os clientes têm acesso ao estoque nacional Audi Qualified, uma forma de atender consumidores de cidades sem concessionária da marca. Mensalmente, são feitos em média seis mil buscas de seminovos no estoque virtual Qualified. Basta escolher o modelo com o selo de certificação desejado e as informações sobre o veículo aparecem no site, inclusive com foto feita pela concessionária. O consumidor também tem acesso ao telefone de contato e ao local onde o veículo está sendo vendido.
Segundo Marco Borrs, os pilares dessa nova etapa do programa Qualified são os dois anos de garantia, o novo site e a seleção criteriosa dos automóveis. O programa foi o pioneiro no Brasil no segmento Premium, e já teve mais de dois mil carros negociados, sempre com uma desvalorização de mercado abaixo da média dos outros seminovos. “Verificamos que ao fim da garantia os carros tinham melhor conservação do que os usados que não possuíam esse benefício”, afirma.
O expressivo incremento de vendas da Audi neste ano no Brasil (36% no aumento de janeiro a outubro em relação ao mesmo período do ano passado), somado ao anúncio de uma dezena de lançamentos da marca no próximo ano, alimenta a expectativa de uma maior captação de seminovos Premium nas concessionárias Audi, o que criará um leque enorme de possibilidades de negócios no programa Audi Qualified Plus.