Connect with us

Outros

Burti vence em Tarumã e agora luta pelo vice

Published

on

Piloto alia performance, estratégia perfeita e uma pitada de sorte e conquista sua primeira vitória na Stock Car

Texto: Imprensa Luciano Burti
Foto: Luca Bassani

Luciano Burti (Amanco/Poliron) despede-se do Autódromo de Tarumã, que sediou pela última vez uma prova da Copa Stock Car, com a melhor recordação possível. O piloto fez uma grande corrida e conquistou sua primeira vitória na categoria. A prova, válida pela 11ª etapa, aconteceu na manhã deste domingo (22), em Viamão (RS). Com o resultado, o piloto ganhou cinco posições na classificação geral e agora é o terceiro colocado da Mobil Super Final – disputada apenas pelos dez melhores pilotos da temporada –, com 249 pontos. A diferença para Allam Khodair, o atual vice-líder, é de apenas um ponto.

O piloto terá duas grandes motivações no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, na última etapa da temporada 2009, que acontece no dia 6 de dezembro: lutar pela segunda vitória e, de quebra, pelo vice-campeonato, já que o quarto lugar de Cacá Bueno neste domingo lhe garantiu o tricampeonato por antecipação.

Advertisement

A despedida de Tarumã – a partir de 2010 a Stock Car realizará sua prova no Velopark, na cidade de Nova Santa Rita (RS) – foi emocionante, como já é tradição nesse circuito, um dos prediletos dos pilotos. Burti, que largou da sexta posição – havia enfrentado um problema com a bomba de combustível momentos antes da disputa do Q3 no sábado -, andou forte desde o início da prova, adotando uma postura agressiva. Em 15 voltas, ganhou três posições, ao ultrapassar primeiramente Xandinho Negrão, na sexta volta, e Tarso Marques. Ganhou também a posição de Ricardo Maurício, que abandonou a prova na oitava passagem.

Com a abertura dos boxes para o reabastecimento obrigatório, Burti aproveitou a parada do líder Cacá Bueno e do segundo colocado Daniel Serra para abrir vantagem. Depois de quatro voltas, a estratégia da equipe Boettger Competições no pit stop fez toda a diferença. Burti não trocou pneus e conseguiu voltar na segunda colocação, atrás de Tarso Marques, que ainda não tinha parado para o reabastecimento. “Não foi uma decisão fácil. Eu discuti muito com a equipe sobre as trocas dos pneus. Esperei o Cacá (Bueno) e o Daniel (Serra) voltarem para a pista para saber como eles estavam andando e decidir. Ainda assim, quando saí do reabastecimento, não tinha certeza se foi a decisão correta”, afirmou.

Como Cacá Bueno e Daniel Serra trocaram pneus, Burti sabia que teria que partir para a superação para não perder posições nas voltas finais. Foi aí que o piloto contou com a sorte. Com mais duas entradas (foram três durante toda a corrida), o safety car cadenciou o ritmo da prova e Burti pode acelerar para a sua primeira vitória na Stock Car em quatro anos de disputas. “Eu sempre disse que se tivesse um carro bom para disputar a classificação, poderia lutar pela vitória. Estou muito feliz e gostaria muito de agradecer a equipe e também nossos patrocinadores, que sempre acreditaram no nosso trabalho”, afirmou.

A prova de Tarumã marcou o segundo pódio do piloto Amanco/Poliron nesta temporada; o primeiro havia sido na etapa disputada em julho em Interlagos, com o segundo lugar. A vitória no desafiador traçado gaúcho serviu para que o piloto – que tem passagem pela Fórmula 1 – retomasse a confiança. “Senti que ainda estou afiado”, afirmou.

Advertisement