Outros
Pirelli mostra ao público obras de arte de seu acervo pela primeira vez
A mostra é composta por duas sessões. A primeira, intitulada “80 Anos, Um Caminho de Liderança”, relata a trajetória da empresa desde 1929 (ano da instalação da sua primeira fábrica no país, na cidade de Santo André, SP) até os dias atuais. Por meio de fotos, objetos e troféus o público poderá testemunhar as atividades industriais, culturais e sociais da fabricante de pneus ao longo de oito décadas e entender por que a companhia figura o topo dos rankings de lembrança de marca.
A segunda sessão, “Retratos do Brasil”, expõe 80 peças cuidadosamente escolhidas para celebrar os 80 anos da empresa no país e apresenta pela primeira vez ao público 30 pinturas do seu acervo de obras de arte. São trabalhos de alguns dos principais pintores modernistas, como Di Cavalcanti – que tem oito trabalhos expostos, entre eles Garimpo, Ensaio Geral e Gabriela –, Carybé, Alfredo Volpi, Aldo Bonadei, Clóvis Graciano e Heitor dos Prazeres.
Os visitantes também podem rever 50 fotos históricas da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, que nunca antes haviam sido expostas fora do Museu de Arte de São Paulo. Entre os autores das obras selecionadas estão os fotógrafos Mário Cravo Neto, Cristiano Mascaro, Miguel Rio Branco, Bob Wolfenson, Rosangela Rennó, João Wainer e Walter Firmo, além de outros grandes nomes.
“Quando selecionamos as obras para a exposição, nossa intenção foi mostrar ao público um pouco da diversidade da produção cultural brasileira, que se reflete tanto no acervo de arte da Pirelli, quanto na Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, pois ambas possuem peças de importantes artistas de todas as regiões do Brasil”, diz Mario Batista, diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli.
“Temos orgulho de ter colaborado não só com desenvolvimento econômico do País ao longo destes 80 anos de produção industrial, mas também com diversas áreas da cultura brasileira, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de toda a sociedade”, diz Marco Provera, diretor de Marketing para a América Latina.
Embora seja uma empresa global, fundada há 136 anos na Itália, a Pirelli sempre interagiu com as comunidades dos locais onde está instalada. Por isso, ao longo da sua história no País, se tornou grande incentivadora da arte brasileira, com a qual formou profundos laços. Dessa forma, nas décadas de 70 e 80 incentivou jovens pintores com o “Prêmio Pirelli de Pintura Jovem/MASP”. Além da própria Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, que completou 18 anos e já passou da marca de mil fotos de cerca de 300 fotógrafos provenientes de todas as regiões do país. Na música, a Companhia apóia há 15 anos o Mozarteum Brasileiro.
Serviço
Exposição “Pirelli 80 anos de Brasil”, dentro da programação da 8ª. Bienal Internacional de Arquitetura
Ingressos: R$12,00 *
Data: 10 de novembro a 06 de dezembro de 2009
Horários: terças a quintas, das 12h00 às 22h00; sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 22h00
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Fundação Bienal – Parque do Ibirapuera
* Estudante e idosos pagam meia
Crianças até 6 anos não pagam
Estudantes, idosos e crianças de 7 a 12 anos pagam meia
Terça-feira – entrada gratuita para escolas com agendamento prévio
You must be logged in to post a comment Login