Outros
QUANDO O BARATO SAI CARO
Gasolina barata pode ser uma oferta tentadora para quem usa o veículo todos os dias e quer economizar. Mas esse barato pode sair muito caro. As ofertas dos postos de gasolina que mantém os preços dos combustíveis abaixo da média podem esconder adulterações nas químicas, danificar o motor do veículo, e desencadear um montante de falhas que o motorista só saberá quando encostar o veículo no mecânico e descobrir os prejuízos.
A gasolina adulterada ou de má qualidade prejudica o desempenho do motor e aumenta o consumo de combustível. Segundo Jair Silva, Supervisor de Serviços da Affinia Automotiva, empresa fabricante e distribuidora de peças para reposição automotiva, os problemas não param por ai não. “Esse tipo de gasolina ataca a bomba de combustível e provoca saturação prematura do filtro de óleo, causando assim a passagem de óleo sujo ao motor. Além de ser uma das que contribui para formação de borra no motor, o que vai prejudicar o funcionamento da bomba de óleo, dos anéis de segmento e a lubrificação do motor”. Além disso, abastecer em postos de gasolina sem bandeira pode trazer problemas ao carburador, para carros mais antigos, principalmente os componentes à base de borracha nitrílica.
Para não cair nessa armadilha é importante o motorista abastecer sempre no mesmo posto de gasolina, porque se houver algum problema já sabe quem procurar. Para os mais cuidadosos, vale usar a gasolina aditivada, pois contém agentes químicos que limpam o motor do carro e ficar de olho se o posto faz um controle de qualidade do produto.
You must be logged in to post a comment Login