Connect with us

Outros

A arte de encontrar e recuperar preciosidades

Published

on

Texto: Imprensa Editora Alaúde

Arqueologia Mecânica é o termo usado por Rubem Duailibi para descrever a arte de pesquisar, procurar, encontrar, restaurar, colecionar e comercializar carros antigos e de valor. Nesta obra, totalmente ilustrada, o autor narra como os carros começaram a ser peça importante de sua vida, desde criança, as aventuras da juventude, seu contato com representantes e cole¬cionadores de marcas e modelos, até o início de suas coleções e incursões no mundo da recuperação de automóveis europeus clássicos e de design.

Sua paixão por carros foi nascendo e crescendo, e transformou-se em uma atividade constante, com reflexos em todas as áreas de sua vida: diversão, manifestação artística, trabalhos profissionais e fonte de renda. Levando o tema às suas mais diversas expressões, usou-o em seus quadros e até o expôs em programas de televisão.

Como qualquer “arqueologia”, a que o autor faz aqui tem implícito o fator tempo: traz para o presente peças e construções de valor feitas no passado, e as preserva para as futuras gerações, conservando a memória, a história, a cultura e a marca de uma época. Deixa claro que o mesmo tem¬po que corrói, destrói, enferruja e envelhece objetos de grande significado pode multiplicar seu valor, e isso pode ser aproveitado em atividades de trabalho ou lazer. E é esse mesmo tempo que nos dá a sensação de que está sendo bem usado ou desperdiçado para que se atinja o que desejamos no decorrer da nossa vida.

Advertisement

Como o autor gosta de dizer, este é um livro de autoajuda, em várias acepções da palavra: o auxílio aos carros, que podem ser conservados e re¬cuperados para readquirir ou aumentar seu valor, e o auxílio às pessoas, que podem aproveitar desta obra ideias, inspirações, dicas e informações, que vêm entremeadas de mensagens positivas e incentivadoras, para também praticar, elas mesmas, sua arqueologia mecânica.

Com uma narrativa e uma linguagem muito particulares, que conta os fatos de maneira espontânea e peculiar, o autor vai descrevendo seus feitos de forma leve, sem a pretensão de que este livro seja um manual de restaurações. Nestas páginas, com simplicidade, expõe e conta suas ativida¬des, que podem servir de exemplo para que outros também usufruam dos prazeres e vantagens dessa arte de encontrar e recuperar preciosidades.

Advertisement