Connect with us

Outros

Dia do Mecânico 20/12: Profissão exige conhecimento técnico

Published

on

Oficinas buscam mão de obra qualificada
Texto: Imprensa GMA – Grupo de Manutenção Automotiva

Dados do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – revelam que existem 87.804 oficinas no Brasil que empregam 687 mil profissionais. Com o aumento da frota circulante, o setor da reparação de veículos tem registrado crescimento no movimento de passagens nas oficinas. Pesquisa da GIPA – Pesquisa da GIPA, órgão internacional que realiza estudos de mercado no pós-venda em vários países, revela que 74% dos motoristas brasileiros preferem levar o carro em um mecânico de confiança para fazer reparos e manutenção.

O motorista leva em consideração a qualidade dos serviços prestados na hora de escolher o estabelecimento para realizar a revisão de seu veículo, depois é que se preocupa com o fator preço.

Com o advento da tecnologia aplicada nos veículos, a profissão de mecânico se tornou mais técnica e requer conhecimentos específicos para atender à adversidade da demanda de marcas e modelos diferentes.

Advertisement
Profissionais que possuem experiência comprovada e fazem aperfeiçoamento e atualização são disputados no mercado de trabalho. “As oficinas encontram dificuldade em contratar profissionais capacitados. Há vagas em aberto que não conseguem ser preenchidas à espera da mão de obra qualificada”, explica o presidente do SINDIREPA-SP, Antonio Fiola.
Apesar de antiga, a regulamentação da profissão se tornou realidade este ano com a publicação da norma de qualificação e certificação do mecânico de manutenção e reparação de veículos automotores pela ABNT/CB05 NBR 15681 que partiu da necessidade de o SINDIREPA-SP em valorizar a mão de obra especializada e criar parâmetros para melhorar a capacitação dos profissionais. A norma foi publicada no início de 2009. Segundo o presidente do SINIDIREPA-SP, Antonio Fiola, com a medida, a categoria passou a ter padrões estabelecidos que permitem a profissionalização e o consumidor garante a qualidade do serviço prestado com o aval da ABNT.
Treinamento a distância para mais de 6.800 profissionais – O programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, sob a chancela do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva, realizou treinamento a distância para 6.800 profissionais. Em 2010, a programação contemplará cursos de capacitação no Senai, com distribuição gratuita de bolsas aos participantes da primeira etapa. “Para garantir serviços de qualidade, é necessário ter a mão de obra treinada e capacitada”, revela o coordenador do GMA – Antônio Carlos Bento.
Para saber mais sobre o programa Carro 100% / Caminhão 100%, acesse o site (www.carro100.com.br).
Advertisement