Outros
Traçado do 12º Rally dos Amigos deverá ter muita água
Os participantes do 12º Rally dos Amigos podem esperar muitas surpresas. O traçado, cujo percurso possui 90% de piso arenoso, estará muito mais veloz, se a chuva que cai na região há alguns dias resolver dar uma trégua. Mas poderá apresentar muitos atoleiros, se ela continuar. A prova, que é válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country de 2009 e marca o encerramento do calendário off-road nacional, acontece nos dias 4 e 5 de dezembro em Itatinga (SP). Mais de 200 veículos já estão confirmados, entre carros, caminhões, motos e quadriciclos.
De acordo com Du Sachs, diretor técnico da Dunas Race – empresa que organiza o Rally dos Amigos e o dos Sertões, entre outros – as fortes chuvas das últimas semanas também podem dar novos contornos à prova, que tem o percurso total de 186 quilômetros, sendo 18 km de deslocamento inicial (DI), 162 km de especial (TE) e 6,5 km de deslocamento final (DF). “Choveu muito em Itatinga nos últimos dias, portanto podemos ter algumas surpresas com relação a erosões no traçado. É um circuito bem seguro. No levantamento, constatamos que as estradas estão bem melhores que em 2008. Por isso, as velocidades serão maiores”, afirmou. Para os caminhões haverá limite de 150 km/h durante a especial (trecho cronometrado).
Sachs afirma que o trabalho de levantamento de percurso e planilhagem foi realizado em dois dias. Na véspera da prova, o diretor fará o “bampiamento” (sinalização) do percurso para as motos e quadris, o que dispensa o uso de planilhas pelos competidores desses veículos. “A novidade esse ano é uma área que vamos utilizar que dá uma sensação de savana. Terá muita água, que não é uma característica do Rally dos Amigos. Teremos também a travessia de um riacho, o que há anos não fazíamos”, afirmou.
Ao longo do sinuoso trajeto serão montados três pontos de reabastecimento, apenas para motos e quadriciclos, sendo um emergencial, no km 31, e os oficiais no km 75 e no km 125.
O diretor afirmou que os competidores deverão estar bem preparados. “Tem que estar bem alimentado, preparado para aguentar o rali. Apesar de festiva, essa é uma das provas mais difíceis do ano”, afirmou Sachs, que deixa uma dica aos competidores “A estratégia de reabastecimento é fundamental. Já vimos grandes nomes perderem a prova por desprezar o abastecimento”, afirmou.
Até o momento, 208 veículos já estão confirmados: 50 carros, dois caminhões, 139 motocicletas e 17 quadriciclos, totalizando 262 competidores.
You must be logged in to post a comment Login