Connect with us

Outros

Verão traz necessidade de trocar o filtro do ar-condicionado do carro

Published

on

Troca do filtro do ar-condicionado do carro evita, entre outras coisas, alergia respiratória e melhora a qualidade do ar respirado no interior do veículo
Texto: Imprensa Grupo Freudenberg

Com a chegada do verão, os motoristas aumentam a frequência do uso do ar-condicionado em seus veículos. Entretanto, quem possui um carro que dispõe deste equipamento deve estar atento para a troca do filtro, pois, em função do maior uso, ocorre acumulo de micro-organismos que podem gerar risco à saúde dos condutores e passageiros, como alergias respiratórias. O alerta é feito pela Freudenberg Não-Tecidos, empresa do Grupo Freudenberg, de origem alemã, e dona da marca micronAir, cujos filtros de ar-condicionado de cabine equipam boa parte dos veículos de todas as montadoras em atividade no País.

“O filtro de ar-condicionado é muito importante para evitar que o motorista e os passageiros respirem um ar poluído. Assim, quem possui um veículo equipado com ar-condicionado deve checar periodicamente o filtro para verificar suas condições de uso. Em função do uso, é comum que o filtro acumule fungos e sujeira e, portanto, deve ser trocado”, recomenda Luciano Ponzio da Silva, responsável pelo aftermarket da Freudenberg Não-Tecidos no Brasil.

Advertisement

Linha de montagem automatizada
Recentemente, a Freudenberg Não-Tecidos anunciou investimento de € 200 mil (cerca de R$ 550 mil) na importação de um novo equipamento da Alemanha para automatizar a montagem de filtros para ar-condicionado de veículos. Enrique Schwarck, diretor da companhia no Brasil, cuja planta produtiva está localizada em Jacareí (SP), conta que a máquina gera grandes benefícios no atendimento à indústria automobilística.

Com o equipamento, Schwarck destaca o principal benefício da maior automação dos processos produtivos. “Ao dispor de equipamentos que garantam uma produção com maiores níveis de automação, contamos com elevação nos nossos índices de eficiência, além de tornar nossa linha de produção mais flexível e mais ágil, permitindo atender com excelência as elevações de demandas da indústria automobilística”, acrescenta.

Know-how de 20 anos para fabricação de filtros de ar-condicionado
Ao todo Freudenberg tem know-how de 20 anos de fabricação de filtros de ar-condicionado de cabines de veículos. No Brasil e Argentina, a produção da linha está a cargo da Freudenberg Não Tecidos e, em âmbito global, da Freudenberg Filtration Technologies, empresa do Grupo Freudenberg em atuação desde 2009; antes disso, estava sob a responsabilidade da Freudenberg Nonwovens.

Antes dos filtros de ar-condicionado de cabines de veículos, lançados com produtos de alta tecnologia da marca micronAir, os especialistas da empresa já dispunham de experiência na produção de filtros para aplicações industriais, iniciada em 1957. O primeiro veículo que teve instalado um filtro da marca foi um Mercedes-Benz Roadster SL, em 1989. Contudo, não demorou muito para começarem encomendas de outras montadoras renomadas, como Volkswagen, Audi e BMW, por exemplo, que logo passaram a equipar seus veículos com estes filtros; contudo, foi em 1991 que o Astra (Opel, na Europa) passou a ser o primeiro modelo a ser produzido em série com estes filtros.

Advertisement
Advertisement