Outros
Honda contribui com projeto para redução de acidentes de trânsito no Uruguai
Oficiais do Uruguai recorreram aos conhecimentos aplicados no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) para implementar a primeira pista de treinamento destinada a motociclistas. Os profissionais declararam ao jornal El País, em dezembro de 2009, que o curso realizado no Brasil foi fundamental para o desenvolvimento do projeto.
Preocupados com os altos índices de acidentes de trânsito registrados no Uruguai, um oficial da Polícia Nacional, um inspetor / examinador de trânsito e um distribuidor Honda do país vieram ao CETH de Indaiatuba para participar do curso de instrutores.
O treinamento, com carga horária total de 32 horas, foi dividido entre os módulos “on road” (vias urbanas ou estrada) e “off road” (pisos de terra ou irregulares) e contou com aulas teóricas e práticas.
O objetivo dos profissionais era difundir aos demais motociclistas do Uruguai os conhecimentos de pilotagem com segurança praticados pela Honda no Brasil e entender o funcionamento da pista utilizada nos cursos do CETH com o intuito da construção de um espaço semelhante no país.
A equipe do Centro Educacional de Trânsito Honda também forneceu informações imprescindíveis que serviram como base para a formatação da proposta de pista ideal para utilização no Uruguai, como localização, medidas, sinalização, etc.
O projeto foi aprovado e os recursos foram liberados para o início da construção da primeira pista de treinamento do Uruguai, que deverá ser inaugurada em meados do mês de maio de 2010. A área contará com simulações de vias urbanas, estradas e pisos irregulares, além de um Centro de Capacitação, semelhante ao CETH. Os profissionais do país acreditam que esta nova forma de instrução refletirá na redução de acidentes envolvendo motocicletas.