Connect with us

Outros

Brasil é o primeiro mercado de caminhões da Volvo Trucks no mundo

Published

on

Com um faturamento de R$ 3,2 bilhões, a Volvo encerrou 2009 com a comercialização de cerca de 10 mil caminhões no País e nos demais mercados sulamericanos
Texto: Imprensa Volvo

“Apesar da crise mundial, tivemos mais um bom ano”, resume Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil. Para ele, a expansão do crédito, a redução do IPI, o grande sucesso da nova linha F e a consolidação da linha VM colaboraram decisivamente para atingir estes excelentes resultados. “O FH 440cv foi o caminhão pesado mais vendido em 2009”, comemora Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F.

Advertisement

Marca histórica

A Volvo Financial Services Brasil, o braço da Volvo na área de financiamentos, seguros e consórcio, registrou o melhor ano de sua história em 2009, encerrando o exercício com uma carteira de R$ 2,4 bilhões, 41% a mais que o resultado de R$ 1,7 bilhão obtido em 2008. “Esta marca mostra o quanto somos especializados e comprometidos com o transporte e os nossos clientes”, declara Adriano Merigli, diretor-presidente da Volvo Financial Services Brasil.

Mesmo diante de um cenário global de grande recessão, a Volvo Bus Latin America obteve resultados favoráveis, alcançando 11% de market share no segmento de ônibus pesados no Brasil. É a terceira elevação sucessiva no País. Na área externa, a divisão de ônibus também teve bons resultados, aumentando de 19% para 25% a sua participação de mercado. “Isto é fruto da grande qualidade de nossos produtos e da expansão da oferta de nossa linha de chassis”, observa Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America.

Programas de manutenção

Advertisement

A área de pós-venda também teve um excelente ano. A comercialização dos programas de manutenção expandiu-se 50%. “A cada dez veículos vendidos, pelo menos cinco saíram com alguma modalidade de contrato de manutenção”, diz Luis Pimenta, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil.

Outro fator que demonstra o grande sucesso dos veículos da marca é a linha VM. Fabricada no Brasil a partir de 2006, já se consolidou no mercado brasileiro. Conforto, baixo consumo de combustível e durabilidade são os aspectos da linha VM que se diferenciam dos demais veículos da categoria. “O VM transformou-se numa referência nesta classe de caminhões”, afirma Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM.

Sediada em Curitiba, no Paraná, a Volvo produz caminhões, ônibus e equipamentos de construção e comercializa motores marítimos e industriais. No Brasil desde 1977, a empresa é a base da marca na América do Sul. “O sucesso de nossos veículos é fruto também dos contínuos investimentos que temos feito nos últimos anos no Brasil, para renovar e ampliar as linhas de produtos e melhorar o nosso parque fabril”, afirma Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico.

Advertisement
Advertisement