Outros
Citroën inicia temporada 2010 com segundo lugar na Suécia
Texto: Imprensa Citroën
A equipe Citroën começou bem a temporada 2010 do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Os hexacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena levaram o Citroën C4 ao segundo lugar no Rali da Suécia, um resultado excelente em uma prova disputada em pisos com neve – condição em que os pilotos nórdicos são especialistas. O rali foi vencido por Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, os maiores adversários de Loeb/Elena na luta pelo título mundial na temporada passada.
Loeb/Elena chegaram a liderar o rali no primeiro dia de prova e perseguiram Hirvonen/Lehtinen no segundo. A dupla finlandesa, aproveitando a familiaridade com o piso de neve, abriu boa vantagem e largou para as etapas finais com mais de 16 segundos de vantagem. Loeb manteve um ritmo forte para tentar passar à frente no tempo acumulado, mas depois optou por assegurar sua colocação. “Eu já havia tomado alguns sustos e, quando esbarrei em um banco de neve, decidi que era melhor começar o campeonato com um segundo lugar do que com um abandono”, explicou o piloto francês. “Nossos rivais tiveram uma atuação perfeita e nós começamos o campeonato marcando pontos importantes. Espero dar o troco na próxima etapa, no México.”
Além de Loeb/Elena, a Citroën colocou outros três carros, todos modelo C4, entre os dez primeiros colocados. Os espanhóis Daniel Sordo/Marc Martí, companheiros de Loeb/Elena no Citroën Total World Rally Team, terminaram em quarto lugar, imediatamente à frente dos franceses Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, do Citroën Junior Team. Em nono, terminou o C4 particular tripulado pelo norueguês Petter Solberg e pelo britânico Phil Mills. O finlandês Kimi Räikkönen, campeão mundial de Fórmula 1 em 2007, fez seu primeiro rali pelo Citroën Junior Team e terminou em 30º lugar. Ele e seu navegador, Kaj Lindström, perderam 25 minutos no primeiro dia de prova após rodar e colidir com um banco de neve. “Fiquei desapontado, mas depois me preocupei em chegar ao final pela primeira vez em uma etapa do WRC”, afirmou o piloto, que abandonou sua prova de estréia, em 2009, após sofrer um acidente.
O Rali da Suécia marcou a estréia de um novo sistema de pontuação – o mesmo que será utilizado no Campeonato Mundial de Fórmula 1. Passam a pontuar os dez primeiros colocados em cada prova, na escala 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1 do primeiro ao décimo colocado.
Rali da Suécia – 12 a 14 de fevereiro de 2010
Resultado final
1 Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, 3h09:30.4
2 Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, a 42.3
3 Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, a 1:15.4
4 Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 2:41.6
5 Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 4:15.3
6 Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Focus, a 5:23.4
7 Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 7:53.9
8 Mads Östberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Subaru Impreza, a 9:22.2
9 Petter Solberg (Noruega)/Phil Mills (Grã-Bretanha), Citroën C4, a 10:17.5
10 P. G. Andersson (Suécia)/Anders Fredriksson (Suécia), Skoda Fabia, a 12:08.9
2 Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, a 42.3
3 Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, a 1:15.4
4 Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 2:41.6
5 Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 4:15.3
6 Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Focus, a 5:23.4
7 Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 7:53.9
8 Mads Östberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Subaru Impreza, a 9:22.2
9 Petter Solberg (Noruega)/Phil Mills (Grã-Bretanha), Citroën C4, a 10:17.5
10 P. G. Andersson (Suécia)/Anders Fredriksson (Suécia), Skoda Fabia, a 12:08.9
You must be logged in to post a comment Login