Outros
TROLLER T4 DÁ UM SHOW DE RESISTÊNCIA NO RALLY DAKAR 2010
Foto: Donizetti Castilho
O Troller T4 participou do Rally Dakar 2010, a maior competição off-road do mundo, com desempenho que chamou a atenção do público e dos pilotos. Na segunda edição do Dakar na América do Sul o Troller T4 não apenas superou sem muito esforço os 9.000 km do roteiro entre Argentina e Chile, atravessando o Deserto do Atacama, como também prestou socorro a dois participantes atolados no meio do percurso.
Inscrito como veículo de imprensa, o Troller T4 foi pilotado por Eliton Torno e o fotógrafo e navegador Donizetti Castilho, que tirou mais de 15.000 fotos durante os 16 dias da prova. “Nossa rotina foi até mais dura que a dos participantes que estavam correndo o Rally. Tínhamos de acordar mais cedo, às 4 horas, para estarmos posicionados para fotos antes da largada. E só íamos dormir à meia-noite, depois de transmitir as fotos”, diz Castilho.
O rali deste ano teve um grau de dificuldade maior, com metade do percurso em dunas – segundo os participantes, mais altas e difíceis que as da África. “O Troller, como sempre, deu um show de resistência”, conta o fotógrafo. “Ele se dá muito bem na areia, por ser curto e leve, e foi a sensação do público por onde passou. Recebemos muitos pedidos de informação do veículo, tanto de jornalistas estrangeiros como do público argentino e chileno, que é fã de off-road”.
No primeiro dia, o carro de um piloto argentino ficou atolado, com duas rodas no ar. Outros veículos tentaram ajudar, mas só o Troller conseguiu rebocá-lo. No último dia, a cena se repetiu. O carro de um fotógrafo brasileiro parou com a transmissão dianteira quebrada e o Troller o rebocou por 7 km nas dunas. “O Troller nem sentiu. É valente”, continua.
“Para quem conhece o Troller T4, o seu desempenho no Rally Dakar não surpreende. É um carro que nasceu para o off-road, onde ele se sente em casa”, diz Rodrigo Lourenço, gerente geral da Troller.
Sem adaptações
O Troller T4 não precisou de nenhuma adaptação no motor, câmbio ou suspensão para participar do Dakar. Recebeu apenas banco tipo concha de competição, cintos de quatro pontos e gaiola de proteção para atender as normas de segurança da FIA. “Foi um teste duro para o Troller, que provou também a resistência dos novos pneus Adventure da Goodyear. Baixamos a pressão para andar nas dunas e mesmo assim ele enfrentou pedras sem nenhum problema. Se você está sozinho num lugar e tem de se virar, não quero outro carro. O Troller não tem igual”, completa Castilho.
Aventura e cidade
You must be logged in to post a comment Login