FOCUS MODELO 2010 COM AVANÇADO MOTOR FLEX AMPLIA VANTAGENS DA CONSAGRADA LINHA
Após lançar a versão 1.6 Flex, a Ford complementa a linha 2010 do Novo Focus com a introdução do motor Duratec 2.0 Flex, um dos melhores e mais avançados bicombustíveis do mercado brasileiro. Além de se tornar flex, o consagrado automóvel da Ford recebeu também um novo conjunto de equipamentos, incluindo moderno sistema de som e conectividade, e vem com preço extremamente competitivo no concorrido segmento de hatches e sedãs médios.
“Com o lançamento da linha 2010, este mês, o Novo Focus avança mais alguns degraus para se manter à frente do segmento, tanto no desempenho e no nível de equipamentos como na proposta de preço, reforçada pela manutenção econômica e pela garantia de 3 anos. Este veículo, que venceu todos os comparativos da mídia especializada, amplia as vantagens para o consumidor brasileiro”, diz Antonio Baltar, gerente de Marketing da Ford.
Referência em dinâmica veicular na categoria, o automóvel da Ford reforça ainda mais suas qualidades com o novo motor Duratec 2.0 16V Flex. Com a nova transmissão manual de cinco marchas ou a transmissão automática seqüencial de quatro velocidades, desenvolve a potência máxima de 148 cv (@ 6.250 rpm) com etanol e 143 cv (@ 6.250 rpm) com gasolina e torque máximo de 191 Nm (@ 5.250 rpm) com etanol e 184 Nm (@ 4.250 rpm) com gasolina.
Conjunto aprimorado
Essas novidades se somam às qualidades já conhecidas do Focus, veículo que em 12 anos já vendeu mais de 5 milhões de unidades e é sucesso nos mercados mais exigentes do mundo. Produto de uma nova plataforma global, ele incorpora as tendências mais atuais de tecnologia e design e evidencia no prazer de dirigir e no comportamento dinâmico diferenciado o apuro do seu projeto de engenharia.
Uma das razões de seu comportamento superior está na suspensão traseira independente multilink, com barra estabilizadora, diferencial que contribui para o excelente equilíbrio entre conforto e estabilidade, assim como a direção com assistência eletro-hidráulica progressiva e personalizável em três níveis (Normal, Conforto e Esporte).
“O Novo Focus é um produto de grande importância dentro do portfólio da Ford, que justifica a constante inovação em conteúdo e tecnologia. Foi o primeiro a receber o motor Sigma 1.6 Flex e, agora, com o novo Duratec 2.0 Flex, passa a contar com a linha de propulsores mais avançada do mercado. Esse é mais um motivo para afirmarmos que 2010 é o ano do Focus”, diz Antonio Baltar.
Itens exclusivos
Na cabine, o conforto é garantido pela plataforma ampla, com bom aproveitamento do espaço interno. A qualidade dos materiais de acabamento e a ergonomia revelam um padrão de refinamento superior na categoria. O Novo Ford Focus 2.0 Flex é disponível nos modelos Sedan (4 portas) e Hatch (5 portas), com transmissão manual ou automática sequencial e nas versões GLX ou GHIA, somando oito catálogos. Como novidades, além do novo acabamento no console central, toda a linha traz volante em couro com insertos cromados, faróis de neblina e encosto de cabeça com regulagem de altura para os cinco passageiros.
Oferece também, na versão GHIA, um conjunto completo de tecnologia e conforto, que inclui rádio My Connection com comando de voz, botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, banco do motorista com ajuste de altura elétrico e ajuste lombar manual, teto solar elétrico, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro.
Desempenho Flex
Ele apresenta um ganho tanto na aceleração como na velocidade máxima com etanol e mantém o mesmo desempenho do 2.0 anterior quando abastecido com gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 s com câmbio manual e 12,1 s com o automático, usando o combustível de origem vegetal. Com gasolina, conserva a marca de 10,5 s com transmissão manual e 12,2 s com transmissão automática. A versão manual atinge a velocidade máxima de 205 km/h (etanol) e 204 km/h (gasolina), enquanto a automática vai a 194 km/h (álcool) e 192 km/h (gasolina).
O novo motor também é econômico no consumo de combustível. Com transmissão manual, faz a média de 12,9 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol. Com transmissão automática, apresenta um consumo médio de 11,9 km/l com gasolina e 7,7 km/l com etanol, em medições feitas segundo as normas NBR 6601 (cidade) e NBR 7024 (estrada).
Durabilidade e economia
Seu comando de válvulas é acionado por corrente silenciosa, com tensionador hidráulico, e todos os periféricos do motor são movidos por uma só correia, reduzindo a complexidade e necessidade de manutenção. O catalisador utiliza a tecnologia “close-coupled catalyst”, montado junto ao coletor de escape. O sistema de escapamento é feito de aço inoxidável resistente à corrosão.
Testes rigorosos garantem que o novo motor seja homologado para uma durabilidade mínima de 240.000 km, equivalente a 10 anos de serviço.
Nova transmissão manual
Conectividade e conforto
A versão GhHIA vem equipada com o rádio My Connection, que inclui conexão para dispositivos USB, iPod e Bluetooth para celular, com áudio streaming, e comandos de áudio na coluna de direção, além de comandos de voz em português (com pronúncia do Brasil) para controle de áudio, ar condicionado e telefone. Uma tecla de ajuda com instruções fornecidas por voz auxilia nos primeiros passos de operação.
Toda a linha vem equipada também com air bag duplo, ar condicionado, direção eletro-hidráulica com três padrões de assistência, freios ABS com EBD e CBC, vidros e travas elétricas, computador de bordo, ajuste de altura dos faróis, banco do motorista com ajuste de altura, alarme antifurto volumétrico e perimetral, console central com descansa-braços, espelhos retrovisores elétricos com piscas integrados e rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros itens.
Botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com duas zonas, bancos de couro, som My Connection com Bluetooth, conexão para USB, iPod e comandos de voz, comandos do rádio na coluna de direção e piloto automático no volante, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, teto solar elétrico e sensor de estacionamento são itens adicionais da versão GHIA.
Preço competitivo
O modelo Sedan GLX sai por R$58.570 com transmissão manual e R$63.100 com transmissão automática. O Sedan GHIA tem preço a partir de R$67.450, ou R$71.900 com transmissão automática. Já o Hatch GLX custa R$56.570 com transmissão manual e R$61.100 com transmissão automática. Na versão GHIA, sai por R$65.450 com transmissão manual e R$69.900 com transmissão automática.
Além do preço atraente, a linha também tem a vantagem da manutenção econômica, reforçada pela garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. Sua cesta básica de peças é a mais barata do segmento, como mostra números da cesta básica da Anfavea, e todas as revisões até os 36 meses de uso têm valor prefixado, dentro do programa Revisão Preço Fixo Ford, disponível nos 420 distribuidores da marca no Brasil.
“A proposta do Novo Focus é oferecer a melhor compra da categoria, seja no design, desempenho, conteúdo e preço, ou no custo de manutenção. Com a tecnologia e desempenho do novo motor, ele ganha mais um argumento para conquistar os exigentes clientes desse segmento”, diz Antonio Baltar.
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