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FOCUS MODELO 2010 COM AVANÇADO MOTOR FLEX AMPLIA VANTAGENS DA CONSAGRADA LINHA

Texto e Fotos: Imprensa Ford

Após lançar a versão 1.6 Flex, a Ford complementa a linha 2010 do Novo Focus com a introdução do motor Duratec 2.0 Flex, um dos melhores e mais avançados bicombustíveis do mercado brasileiro. Além de se tornar flex, o consagrado automóvel da Ford recebeu também um novo conjunto de equipamentos, incluindo moderno sistema de som e conectividade, e vem com preço extremamente competitivo no concorrido segmento de hatches e sedãs médios.

“Com o lançamento da linha 2010, este mês, o Novo Focus avança mais alguns degraus para se manter à frente do segmento, tanto no desempenho e no nível de equipamentos como na proposta de preço, reforçada pela manutenção econômica e pela garantia de 3 anos. Este veículo, que venceu todos os comparativos da mídia especializada, amplia as vantagens para o consumidor brasileiro”, diz Antonio Baltar, gerente de Marketing da Ford.

Referência em dinâmica veicular na categoria, o automóvel da Ford reforça ainda mais suas qualidades com o novo motor Duratec 2.0 16V Flex. Com a nova transmissão manual de cinco marchas ou a transmissão automática seqüencial de quatro velocidades, desenvolve a potência máxima de 148 cv (@ 6.250 rpm) com etanol e 143 cv (@ 6.250 rpm) com gasolina e torque máximo de 191 Nm (@ 5.250 rpm) com etanol e 184 Nm (@ 4.250 rpm) com gasolina.

Conjunto aprimorado

O Novo Ford Focus 2010 traz o motor 2.0 Flex mais avançado do mercado, da família Duratec. Construído com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, é um motor leve e compacto, equipado com coletor de admissão variável. A nova transmissão manual, de produção local, é outro aprimoramento que reforça a dirigibilidade, um dos aspectos marcantes do DNA do veículo. Também vem mais equipado, com volante em couro com insertos cromados e faróis de neblina de série em todos os modelos.

Essas novidades se somam às qualidades já conhecidas do Focus, veículo que em 12 anos já vendeu mais de 5 milhões de unidades e é sucesso nos mercados mais exigentes do mundo. Produto de uma nova plataforma global, ele incorpora as tendências mais atuais de tecnologia e design e evidencia no prazer de dirigir e no comportamento dinâmico diferenciado o apuro do seu projeto de engenharia.

Uma das razões de seu comportamento superior está na suspensão traseira independente multilink, com barra estabilizadora, diferencial que contribui para o excelente equilíbrio entre conforto e estabilidade, assim como a direção com assistência eletro-hidráulica progressiva e personalizável em três níveis (Normal, Conforto e Esporte).

“O Novo Focus é um produto de grande importância dentro do portfólio da Ford, que justifica a constante inovação em conteúdo e tecnologia. Foi o primeiro a receber o motor Sigma 1.6 Flex e, agora, com o novo Duratec 2.0 Flex, passa a contar com a linha de propulsores mais avançada do mercado. Esse é mais um motivo para afirmarmos que 2010 é o ano do Focus”, diz Antonio Baltar.

Itens exclusivos

Por fora e por dentro, o Novo Focus 2.0 Flex chama a atenção pelas linhas marcantes e arrojadas, criadas dentro do novo conceito de design Kinetic da Ford. Tanto no Sedan como no Hatch, a carroceria transmite equilíbrio e personalidade. A grade inferior em formato trapezoidal e as rodas de liga leve de 16 polegadas acentuam o seu dinamismo.

Na cabine, o conforto é garantido pela plataforma ampla, com bom aproveitamento do espaço interno. A qualidade dos materiais de acabamento e a ergonomia revelam um padrão de refinamento superior na categoria. O Novo Ford Focus 2.0 Flex é disponível nos modelos Sedan (4 portas) e Hatch (5 portas), com transmissão manual ou automática sequencial e nas versões GLX ou GHIA, somando oito catálogos. Como novidades, além do novo acabamento no console central, toda a linha traz volante em couro com insertos cromados, faróis de neblina e encosto de cabeça com regulagem de altura para os cinco passageiros.

Oferece também, na versão GHIA, um conjunto completo de tecnologia e conforto, que inclui rádio My Connection com comando de voz, botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, banco do motorista com ajuste de altura elétrico e ajuste lombar manual, teto solar elétrico, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro.

Desempenho Flex

O novo motor se caracteriza pelo funcionamento elástico e curva de torque plana, com 10% a mais de força na faixa de 1.000 a 2.500 rpm, a mais utilizada na rodagem urbana. “A sua calibração foi desenvolvida para entregar resposta de torque e suavidade de funcionamento aprimorada, com excelente balanço de torque e potência com etanol e gasolina”, afirma Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford.

Ele apresenta um ganho tanto na aceleração como na velocidade máxima com etanol e mantém o mesmo desempenho do 2.0 anterior quando abastecido com gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 s com câmbio manual e 12,1 s com o automático, usando o combustível de origem vegetal. Com gasolina, conserva a marca de 10,5 s com transmissão manual e 12,2 s com transmissão automática. A versão manual atinge a velocidade máxima de 205 km/h (etanol) e 204 km/h (gasolina), enquanto a automática vai a 194 km/h (álcool) e 192 km/h (gasolina).

O novo motor também é econômico no consumo de combustível. Com transmissão manual, faz a média de 12,9 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol. Com transmissão automática, apresenta um consumo médio de 11,9 km/l com gasolina e 7,7 km/l com etanol, em medições feitas segundo as normas NBR 6601 (cidade) e NBR 7024 (estrada).

Durabilidade e economia

Além do coletor de admissão variável, que otimiza o rendimento e melhora a resposta de aceleração, ele traz outros avanços construtivos importantes que garantem alta confiabilidade, durabilidade e baixo custo de manutenção. Como, por exemplo, pistões com saias revestidas de material antiaderente, bielas sinterizadas em peça única separadas por processo de fratura e assentos de válvulas reforçados.

Seu comando de válvulas é acionado por corrente silenciosa, com tensionador hidráulico, e todos os periféricos do motor são movidos por uma só correia, reduzindo a complexidade e necessidade de manutenção. O catalisador utiliza a tecnologia “close-coupled catalyst”, montado junto ao coletor de escape. O sistema de escapamento é feito de aço inoxidável resistente à corrosão.
Testes rigorosos garantem que o novo motor seja homologado para uma durabilidade mínima de 240.000 km, equivalente a 10 anos de serviço.

Nova transmissão manual

A versão manual do Novo Focus 2.0 Flex vem com uma nova transmissão, modelo IB5+, produzida na Fábrica de Taubaté, em São Paulo, em substituição à MTX, importada. Entre outras vantagens, ela proporciona redução de inércia, uma diminuição de 7 kg no peso e menor esforço no acionamento da embreagem. A transmissão automática seqüencial também ganhou uma nova calibração que aprimora a velocidade de resposta e a suavidade de condução do veículo.

Conectividade e conforto

O Novo Focus 2.0 Flex é um carro completo. Além de ser o único da categoria com farol de neblina e volante em couro com insertos cromados de série, traz o novo sistema de som da Ford, que toca música nos formatos MP3 e WMA, com entrada para dispositivo auxiliar (P2), sistema RDS de identificação de rádio, ajuste automático do volume de acordo com a velocidade e equalização personalizada. O sistema se completa com seis alto-falantes (dois woofers de 6 polegadas, dois tweeters e dois full-range de 6 polegadas), para produzir um som envolvente e de qualidade.

A versão GhHIA vem equipada com o rádio My Connection, que inclui conexão para dispositivos USB, iPod e Bluetooth para celular, com áudio streaming, e comandos de áudio na coluna de direção, além de comandos de voz em português (com pronúncia do Brasil) para controle de áudio, ar condicionado e telefone. Uma tecla de ajuda com instruções fornecidas por voz auxilia nos primeiros passos de operação.

Toda a linha vem equipada também com air bag duplo, ar condicionado, direção eletro-hidráulica com três padrões de assistência, freios ABS com EBD e CBC, vidros e travas elétricas, computador de bordo, ajuste de altura dos faróis, banco do motorista com ajuste de altura, alarme antifurto volumétrico e perimetral, console central com descansa-braços, espelhos retrovisores elétricos com piscas integrados e rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros itens.

Botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com duas zonas, bancos de couro, som My Connection com Bluetooth, conexão para USB, iPod e comandos de voz, comandos do rádio na coluna de direção e piloto automático no volante, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, teto solar elétrico e sensor de estacionamento são itens adicionais da versão GHIA.

Preço competitivo

Os oito catálogos do Novo Ford Focus 2.0 Flex 2010 facilitam a escolha do consumidor. Tanto o modelo Sedan como o Hatch são disponíveis nas versões GLX ou GHIA, com transmissão manual ou automática sequencial.

O modelo Sedan GLX sai por R$58.570 com transmissão manual e R$63.100 com transmissão automática. O Sedan GHIA tem preço a partir de R$67.450, ou R$71.900 com transmissão automática. Já o Hatch GLX custa R$56.570 com transmissão manual e R$61.100 com transmissão automática. Na versão GHIA, sai por R$65.450 com transmissão manual e R$69.900 com transmissão automática.

Além do preço atraente, a linha também tem a vantagem da manutenção econômica, reforçada pela garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. Sua cesta básica de peças é a mais barata do segmento, como mostra números da cesta básica da Anfavea, e todas as revisões até os 36 meses de uso têm valor prefixado, dentro do programa Revisão Preço Fixo Ford, disponível nos 420 distribuidores da marca no Brasil.

“A proposta do Novo Focus é oferecer a melhor compra da categoria, seja no design, desempenho, conteúdo e preço, ou no custo de manutenção. Com a tecnologia e desempenho do novo motor, ele ganha mais um argumento para conquistar os exigentes clientes desse segmento”, diz Antonio Baltar.