Iveco

Itajaí, em Santa Catarina, sedia próxima parada da Volvo Ocean Race na América do Sul

Nas duas últimas edições, a flotilha parou no Rio de Janeiro

Texto e Foto: Imprensa Volvo

Os organizadores já confirmaram a largada em Alicante (Espanha) e outras cinco paradas em Lorient (França), Cidade do Cabo (África do Sul), Lisboa (Portugal), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Sanya (China). A chegada será em Galway, na Irlanda. Na última edição da regata, realizada em 2008 e 2009, o brasileiro Torben Grael conquistou o primeiro lugar com o barco sueco Ericsson 4.

Para a VOR 2011/2012, Itajaí foi escolhida, entre outros motivos, por sua estratégica localização, nas proximidades dos aeroportos de Florianópolis (106 km), Joinville (81 km) e Navegantes (7 km), além de estar situada no centro de um grande polo urbano e próxima a Camboriú, um importante balneário do Sul do Brasil. Motivou a escolha por Itajaí também a decisão do governo local de desenvolver na região um polo náutico, estimulando o turismo numa das mais belas regiões brasileiras.

Volvo

Para o Grupo Volvo, organizador da regata, a VOR transforma-se numa plataforma de comunicação da marca, transmitindo seus valores por todos os países e continentes por onde os velejadores passam. “É um esporte limpo e com grande apelo ambiental, que mostra os limites que o homem pode ultrapassar”, declara Carlos Morassutti, diretor de RH e assuntos corporativos da Volvo do Brasil. “Estamos muito felizes com a escolha de Itajaí para sediar a próxima VOR, pois Santa Catarina é um estado muito importante para o Brasil do ponto de vista econômico, turístico e social”, completa o diretor.

“A Volvo Ocean Race é considerada o Everest dos Mares justamente por causa das grandes dificuldades que uma jornada desta envergadura provoca, e também em virtude de sua duração e extensão”, acrescenta Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil. “Através da Volvo Ocean Race e do apoio a vários eventos náuticos, a Volvo tem ajudado a difundir e popularizar a vela nacional, que conta com alguns dos maiores velejadores do mundo”, completa a gerente.

A regata é também uma grande oportunidade de mídia para os patrocinadores. Na última competição, realizada de 2008 a 2009, foram contabilizados 1,6 bilhão de leitores em jornais, 1,3 bilhão de telespectadores de televisão e 1,2 bilhão de ouvintes de rádio em todo o mundo, somando ainda 160 mil downloads de imagens do site oficial da regata.

A cidade e o porto

Com mais de 15 mil metros quadrados (m²) de área coberta e 38 mil m² descoberta e mais de 70 equipamentos com capacidade para até 37 toneladas, o porto de Itajaí está totalmente adequado aos mais elevados padrões internacionais e é considerado um dos mais competitivos do Brasil. Conta, ainda, com uma estação aduaneira de interior totalmente sincronizada com o porto de mais de 120 mil m².

Localizada no litoral Norte de Santa Catarina, Itajaí tem 180 mil habitantes e foi colonizada em sua maioria por imigrantes açorianos. É um dos raros casos em que o desenvolvimento social caminha ao lado da preservação de suas características naturais e culturais.