Recall da Fiat gera buzz no Twitter
A E.Life, empresa brasileira líder em inteligência de mercado e gestão do relacionamento em redes sociais, fez um levantamento entre os dias 24 de fevereiro e 10 de março para monitorar qual o impacto da decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) a respeito do recall do modelo Fiat Stilo teve nos comentários feitos no Twitter sobre a marca Fiat. O levantamento foi realizado por meio do TweetMeter, software desenvolvido pela própria E.Life para monitorar a comunicação boca a boca online.
No total, foram aproximadamente 1.094 tweets em português que impactaram cerca de 2.380.000 usuários do microblog. Lembrando que muitos destes usuários tuitaram mais de uma vez sobre o assunto. Do dia 24 de fevereiro a 09 de março, o número de tweets positivos foi maior que o número de tweets negativos. O dia 26 de fevereiro foi a data que mais contabilizou comentários sobre a marca Fiat – cerca de 238 tweets (185 positivos e 53 negativos) que atingiu aproximadamente 143.000 seguidores – por conta da prova do anjo do BBB10, reality show da Rede Globo, onde a fabricante realizou merchandising entregando um carro para o vencedor. Outro dia que somou mais menções positivas do que negativas, foi 28 de fevereiro, com 213, sendo que 164 positivas e 49 negativas, sobre a prova do anjo do BBB10 e campanhas publicitárias relacionadas à marca. Nessa data, os tweets sobre a Fiat atingiu cerca de 720.000 seguidores.
A partir do dia 09 de março, quando a imprensa começou a noticiar a decisão do DPDC sobre o recall do Fiat Stilo e a multa que a fabricante terá de pagar por ter negado a existência do defeito na roda do modelo, o levantamento da E.Life mostrou que os tweets negativos começaram a aumentar. Foram 62 comentários positivos contra 56 negativos no dia 09 de março, e 71 contra 161 no dia 10 de março. Nesses dois dias, no total, foram 350 tweets que atingiram cerca de 203.000 seguidores. Das 118 ocorrências com a marca Fiat no dia 09 de março, 52 foram postadas entre 22h e 23 horas. “Provavelmente as pessoas tuitaram após o término dos grandes telejornais que noticiaram o assunto”, analisa Manuela Thamani, analista de Novos Negócios da E.Life. Já no dia 10, os picos de audiência dos tweets aconteceram entre 9h e 10h e 19h e 20h.
As palavras, sinais e abreviaturas positivas mais citadas durante o período do levantamento, além de Fiat, foram Strada, Dicesar, RT (retuíte), carro e prova. Já os termos mais mencionados negativamente além de Fiat foram recall, multa, defeito e Stilo. No ranking dos hashtags positivos, #bbb, #fiat e #bbb10 foram os mais citados. Já no negativo, os hashtags mais comentados foram #fiat, #veiculos e #recall.
Os usuários com mais seguidores e que consequentemente contribuíram para a disseminação do buzz no Twitter foram Kibe Loco, que soma quase 266.000 followers; J.B. Oliveira, com cerca de 238.000 seguidores; G1, com quase 128.000, e Luciano Burti, com cerca de 53.000. Ainda de acordo com a E.Life, os tuiteiros cariocas lideraram a participação no microblog, seguidos pelos mineiros e paulistas.
As URLs mais compartilhadas sobre o tema foram http://bit.ly/d6Zg2L (vídeo no You Tube), http://clicky.me/HNK (notícia sobre Fiat Mio), http://migre.me/m7uv (vídeo no You Tube) e http://bit.ly/aJ2SCD (notícia sobre o recall). Os perfis de alguns meios de comunicação no Twitter foram os grandes disseminadores do assunto, como o Jornal O Globo, com cerca de 36.000 seguidores, e O Dia Hoje, com quase 13.000.
E.Life contabilizou nos resultados menções à categoria automobilística combinado com o termo Fiat.
Mais informações sobre a E.Life estão em: www.elife.com.br.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.