Iveco

MAN Latin America inaugura a linha de produção dos caminhões MAN, gerando mais 100 empregos em Resende (RJ)

A montadora está investindo R$ 150 milhões no desenvolvimento e lançamento dos caminhões MAN no Brasil

Texto: Imprensa MAN Latin America

O presidente do Grupo MAN, Dr. Georg Pachta-Reyhofen, e o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, visitaram ontem (15/4) pela primeira vez as instalações da nova linha de montagem dos caminhões extra-pesados MAN modelos TGS e TGX. A capacidade de produção será de até 5 mil veículos por ano, graças a um investimento de R$ 150 milhões em desenvolvimento, treinamento de pessoal e lançamento dos produtos. Juntamente com os parceiros do Consórcio Modular, a MAN Latin America irá contratar 100 empregados ao longo do ano, que serão treinados por profissionais alemães e brasileiros formados na Alemanha.

A linha e áreas anexas, que terão 10 mil metros quadrados de área construída, iniciam testes de operação ainda este mês, e assim funcionarão nos próximos quatro meses. Após esse período, o processo será acelerado para que, em 2011, os novos caminhões da marca MAN passem a ser comercializados no Brasil. Gradualmente nacionalizados, os primeiros caminhões MAN feitos no Brasil serão montados em sistema SKD, com conjuntos importados da Alemanha. Entre outros componentes, os futuros modelos também terão exclusivos motores MAN fabricados no País, numa parceria com a MWM International.

“Este é mais um passo para alavancarmos ainda mais o nosso crescimento no mercado de caminhões. Até hoje, produzíamos caminhões Volkswagen de 5,5 a 57 toneladas de peso bruto total. Por isso, o dia de hoje é um marco na história da MAN Latin America: estamos viabilizando a ampliação de nossa presença no segmento de veículos extrapesados, oferecendo em breve ao consumidor os caminhões MAN”, explica Roberto Cortes.

Em março passado, a MAN Latin America ampliou sua capacidade de produção, com o funcionamento da fábrica em três turnos e a contratação de mais 700 colaboradores no Consórcio Modular. “Estamos otimistas com a economia e acreditamos que seguirá crescendo em 2010. Isso é uma prova que o Brasil superou os efeitos da crise econômica mundial”, completa o executivo.

Modelos TGS e TGX

A linha TGS, conhecida por sua robustez e economia, possui hoje na Alemanha veículos de 18 a 41 toneladas de Peso Bruto Total, e é perfeita para aplicações severas na construção civil, como guindastes e betoneiras. A linha é também indicada para o transporte de cargas frigoríficas, bebidas, distribuição urbana e rodoviária, além dos caminhões fora-de-estrada para o transporte de madeira e cana-de-açúcar.

“Caminhão do Ano” na Europa em 2008, a série TGX é a mais completa da MAN, com motores potentes de 400 até 680 cavalos. Os caminhões foram projetados para o transporte pesado de longas distâncias e possuem três configurações de cabines, com largura de até 2,40 e altura de até 1,90 metros, o que torna o modelo um dos mais confortáveis do mundo.