Outros
Novo Logan
As mudanças no Novo Logan deixaram o sedã muito mais moderno e com visual requintado. As linhas originais predominantemente angulares deram lugar a formas mais suaves e arredondadas, numa nítida evolução estética. O modelo ganhou 3,9 centímetros de comprimento, por conta dos novos pára-choques e agora mede 4,29 metros. No interior, um visível salto de qualidade, com melhorias de acabamento e adoção de novos materiais.
Pára-choques, grade frontal, faróis, lanternas traseira, tampa do porta-malas e interior foram totalmente modificados. O Novo Logan, no entanto, manteve as linhas limpas. Não há excessos nem detalhes desnecessários em sua carroceria. O conjunto continua sugerindo robustez, que é uma das características marcantes do modelo.
O Designer-Chefe do Renault Design América Latina (RDAL), Vincent Pedretti, lembra que o automóvel já nasceu como sedã, diferentemente de modelos derivados de outras configurações de carroceria. “Sem a necessidade de adaptação do porta-malas (terceiro volume), ficou mais fácil racionalizar o espaço interno”, explica o responsável pelo centro de desenvolvimento e estilo instalado no Brasil.
O especialista lembra que as mudanças promovidas no Novo Logan, sobretudo no interior, contaram com a participação de profissionais brasileiros, com o intuito de adequar o carro ao gosto dos consumidores locais. “As tonalidades e cores usadas no interior, bem como a padronagem dos tecidos, o quadro de instrumentos – onde estão conta-giros e velocímetro – e outros detalhes na carroceria levaram em conta a preferência do mercado nacional”, acrescenta.
Para Pedretti, o Novo Logan ficou bem mais elegante, e itens como frisos cromados na dianteira e na tampa do porta-malas contribuíram para isso. “Detectamos que os clientes queriam um automóvel com aparência mais sofisticada e dinâmica, o que serviu de base para as mudanças”, justifica.
Mais harmonia nas linhas externas
A traseira, por sua vez, ganhou nova tampa do porta-malas, com spoiler integrado. O pára-choque, que aloja a placa, foi redesenhado, assim como as lanternas, de formato predominantemente vertical. A versão Expression ainda apresenta um elegante friso cromado na extremidade da tampa do porta-malas como diferencial.
Lateralmente, o Novo Logan mantém o visual imponente. A versão Expression agregou novos elementos visuais que remetem à sofisticação, como frisos laterais e maçanetas na cor da carroceria, assim como os retrovisores, quando estes forem elétricos. A chamada “coluna B” (entre as portas dianteiras e traseiras) tem acabamento adesivo em preto fosco. As portas preservam grande ângulo de abertura para facilitar o acesso e a saída dos passageiros.
Sete opções de cores estarão disponíveis para o Novo Logan, das quais duas sólidas (Vermelho Vivo e Branco Glacier) e cinco metálicas (Preto Nacré, Cinza Acier, Bege Angorá, Azul Crepúsculo e Prata Etoile).
Evolução significativa no interior
Atendendo a sugestões dos clientes, os botões de acionamento dos vidros elétricos foram instalados nas portas, tornando a operação do equipamento muito mais fácil e acessível. Por falar em portas, a forração interna passa a ser feita com nova padronagem de tecido, e os puxadores foram reformulados: ficaram maiores e mais fáceis de serem acessados.
Na versão Expression, o interior apresenta requintes, como manopla de câmbio, maçanetas internas e saídas de ar com acabamento na cor alumínio. O volante, que opcionalmente pode ser revestido de couro, traz o logotipo Renault cromado.
O quadro de instrumentos apresenta novo grafismo. A iluminação na cor âmbar foi mantida, assim como os indicadores digitais de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento.
Espaço traduzido em números: Novo Logan leva cinco pessoas sem aperto
Com 1,740 metro, o Novo Logan é ainda 28 mm mais largo que Ford Focus e Chevrolet Vectra. Os passageiros de trás agradecem: o modelo da Renault é o único de sua categoria a levar cinco pessoas com conforto e sem aperto, pois sobra espaço para os joelhos e para a cabeça. O Novo Logan também é o mais alto da categoria, com 1,534 metro.
A boa largura é sentida também por quem vai nos bancos da frente, já que o espaço para os ombros é bem melhor que o proporcionado pelos concorrentes. Os ocupantes dos assentos traseiros contam com dois cintos de segurança de três pontos, instalados nas laterais, e um sub-abdominal no centro.
No quesito porta-malas, o Novo Logan também vence de goleada os adversários. Sua capacidade de carga é de 510 litros, contra 439 litros do Prisma, 432 do Ford Fiesta Sedan e 490 litros do Volkswagen Voyage.