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Renault Fluence Z.E.: Design definitivo

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Texto e Fotos: Imprensa Renault

Após a revelação do Fluence Z.E Concept durante o Salão de Frankfurt de 2009, a Renault apresenta a versão definitiva do Fluence Z.E., que será comercializada em 2011 na Europa e em Israel. O Renault Fluence Z.E. será o primeiro sedã elétrico do seu segmento a ser vendido em série.

Para a Renault, o veículo elétrico é uma solução de ruptura que permite oferecer mobilidade para todos com emissões zero. Associados à política ambiental Renault eco², a gama de veículos elétricos Renault Z.E. (Zero Emission – Emissão Zero) é destinada à comercialização em massa, visando progressos reais em termos ambientais.

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O Renault Fluence Z.E. será fabricado na fábrica OYAK-Renault, em Bursa, na Turquia, na mesma linha de produção do Fluence equipado com motor normal a gasolina ou diesel. Este modelo entrará em produção no primeiro semestre de 2011.

Primeiro sedã elétrico no seu segmento de mercado, o Renault Fluence Z.E. é reconhecido à primeira vista. Para diferenciá-lo de seu primo com motorização normal, ele adota um conjunto de elementos característicos e exclusivos da linha de veículos elétricos da Renault.

Com um comprimento de 4,75 m, a versão elétrica do Fluence é 13 cm mais comprido em relação ao modelo normal de linha, a fim de permitir a integração das baterias atrás dos bancos traseiros. Portanto, a lateral da carroceria foi redesenhada para manter o equilíbrio geral da versão original.

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Na frente, o logo Renault, a lente e a parte inferior da máscara do farol, e o contorno dos faróis de neblina têm uma cor azulada. A grade central de entrada de ar é atravessada por uma faixa preta brilhante, ornamentada por um revestimento constituído de dois círculos azulados, unidos por uma travessa. Por fim, a entrada de ar inferior ostenta uma máscara na mesma cor que a carroceria, unindo os dois faróis de neblina.

Apoiando-se em traços fluidos e arrojados, o design do Renault Fluence Z.E. evolui ao longo de toda a lateral do veículo, acompanhando harmoniosamente o desenho da parte traseira. Na verdade, o vidro traseiro se encontra encaixado à semelhança de alguns cupês esportivos. Um acabamento preto brilhante se localiza na parte inferior do vidro traseiro, para conservar proporções harmoniosas na parte traseira do veículo. Os faróis traseiros também fazem parte do equilíbrio geral visual do carro, se estendendo sobre as laterais da carroceria. O seu grafismo remete a uma trama composta de losangos azulados retroiluminados.

Complementando esse perfil extremamente personalizado, o Renault Fluence Z.E. distingue-se por seus retrovisores preto brilhante, seus frisos pintados na cor da carroceria e os dois compartimentos de recarga localizados nos paralamas dianteiros. A tampa do porta-malas é adornada por um painel de cor azulada e um monograma Fluence Z.E. Por fim, a parte inferior do parachoque traseiro é dotada de um difusor preto, para melhorar o desenho aerodinâmico. Seguindo este mesmo espírito, as rodas com design específico para o Renault Fluence Z.E., são desenhadas para diminuir as turbulências aerodinâmicas.

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O Fluence Z.E. estará disponível em várias opções de cores, entre elas está o azul Energy, nova tonalidade específica dos veículos elétricos Renault.

Um veículo espaçoso e de prestígio

O Renault Fluence Z.E. demonstra que um carro elétrico não é obrigatoriamente um pequeno carro urbano, estreito e desconfortável, com capacidades de condução limitadas.
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Com a mesma largura que a versão com motor normal, o espaço interno do Renault Fluence Z.E. é digno de um sedã do segmento superior, com o melhor espaço da categoria para os cotovelos na frente e na traseira.

O interior do Renault Fluence Z.E. remete ao conjunto dos elementos apresentados na versão normal. Apenas o conta-giros é substituído por um medidor dedicado às informações relativas à autonomia e à recarga. No painel de instrumentos de linhas puras e arrojadas, o friso decorativo apresenta uma cor exclusiva. No console central, as marcações lembram as diferentes posições possíveis da alavanca de câmbio (marcha a frente, marcha a ré, ponto morto e estacionamento).

O Renault Fluence Z.E. dispõe de um importante conjunto de tecnologias úteis, como a navegação integrada, a telefonia Bluetooth, a climatização automática independente para a parte dianteira e traseira, acionamento automático dos faróis e dos limpadores do parabrisa.

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O Renault Fluence Z.E. é destinado a famílias em busca de um veículo espaçoso e confortável. O volume do porta-malas é de 300 litros.

Tecnologia embarcada

O Fluence Z.E. é um veículo 100% elétrico.
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• Motor

O motor elétrico de Fluence Z.E é do tipo síncrono com rotor bobinado. Sua potência máxima de 95 cv é obtida em regime de 11.000 rpm e seu torque máximo atinge 22,6 kgfm. Seu peso é de 160 kg. As acelerações geradas por este grupo motopropulsor elétrico são constantes e lineares e o torque máximo é fornecido logo no início.

• Bateria

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A bateria de íon lítio que equipa o Fluence Z.E dispõe de uma capacidade energética de 22 kW/h. No veículo de série, a bateria é localizada atrás do encosto dos bancos traseiros, de forma a manter um volume do porta-malas de 300 litros. Seu peso é de 250 kg. Um sistema de recuperação da energia na desaceleração permite recarregar as baterias.

• Sistema de recarga

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As baterias de Fluence Z.E podem ser recarregadas através de três formas diferentes:
– Através de uma tomada doméstica de 220V, para uma duração compreendida entre 6h e 8h.

Esta forma de recarga é especialmente adequada para a noite ou durante um dia de trabalho, pois permite se beneficiar das tarifas reduzidas oferecidas em alguns países, para um consumo fora dos horários de pico.

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– A partir de terminais de recarga rápidos de 400V, que permitem uma recarga em 30 minutos aproximadamente.

– Com o sistema de troca de bateria “Quickdrop” (troca de baterias), que permitirá substituir a bateria do veículo em 3 minutos aproximadamente, em estações dedicadas.

• Chassis

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A base do Renault Fluence Z.E. é modificada em relação à do Fluence normal, para se adaptar às especificidades técnicas (dimensões e distribuição das massas). O eixo dianteiro é equipado com uma suspensão de dureza reduzida, pois o motor elétrico é mais leve que os motores oferecidos normalmente para o Fluence. Na traseira, o eixo também é redimensionado devido ao aumento da massa relacionado à presença da bateria.

• Pneus

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O Renault Fluence Z.E é equipado com pneus de baixa resistência à rodagem. Desenvolvidos pela Goodyear, o pneu EfficientGrip permite diminuir o consumo graças a um intenso trabalho realizado na carcaça e no flanco do pneu. A banda de rodagem, idêntica à de um pneu clássico, permite manter os atributos de aderência ao solo e frenagem.

• Segurança garantida

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Os auxílios eletrônicos à condução ABS e ESC foram objeto de uma nova configuração. Em matéria de segurança passiva, a estrutura do Renault Fluence Z.E é reforçada, para garantir o mesmo nível de segurança que a versão térmica, menos comprida e, portanto, mais leve.

• Industrialização

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O Renault Fluence Z.E. será fabricado na fábrica OYAK-Renault, em Bursa, na Turquia, na mesma linha de produção normal do Fluence. Este modelo entrará em produção no primeiro semestre de 2011. Esta escolha industrial permite à Renault reduzir as despesas de lançamento do programa e implementar uma industrialização rápida, ao mesmo tempo em que garante um altíssimo nível de qualidade.

Produzir este futuro veículo elétrico em Bursa também permitirá que a Renault se beneficie da excelente performance em qualidade, custo e prazo da fábrica e de sua cadeia de fornecimento local. Assim, o Grupo poderá oferecer este sedã com emissão zero a um preço tão atrativo quanto o das versões térmicas.

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CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO FLUENCE Z.E.

DIMENSÕES

Comprimento (mm): 4.748
Largura (mm): 1.813
Altura (mm): 1.458
Distância entre eixos (mm): 2.701
Bitola dianteira / traseira (mm): 1.537 / 1.555
Balanço dianteiro / traseiro (mm): 907 / 1.140
Massa do veículo vazio (kg): 1.543
Pneus de referência: 205/55 R16
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MOTOR

Tipo de motor: Elétrico síncrono com rotor bobinado
Tipo de caixa de câmbio: Direta, com redutor e inversor frente / ré
Potência máxima (cv): 95
Torque máximo (kgfm): 22,6

BATERIA

Tipo de bateria: Íon lítio
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DIREÇÃO

Assistência: Elétrica com assistência variável

DESEMPENHO

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Autonomia NEDC ciclo misto (km): 160
Velocidade máxima (km/h): 135 (limitada eletronicamente)
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