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Corteco Apresenta as Vedações do Futuro para Motores Diesel na Automec

Texto: Imprensa Corteco

Os profissionais que visitaram a Automec Pesados & Comerciais encontraramm muito mais do que uma completa linha de produtos de vedação, kits de reparo e coxins no estande da Corteco, a divisão de reposição da Freudenberg-NOK, o maior fabricante de retentores e vedações do mundo.

A Corteco está antecipando como serão as vedações do futuro, com uma mostra de soluções exclusivas de alta tecnologia, capazes de atender às exigências dos modernos motores diesel. A empresa também anunciou a chegada de mais uma unidade de negócios, a Special Sealing Products (SSP), na operação de Diadema (SP). O início das atividades está previsto para o começo do próximo ano.

Plug & Seal: conexões práticas e sem vazamentos

Um dos destaques do estande da Corteco é o primeiro produto da nova linha a ser produzido no Brasil, o Plug & Seal, uma tecnologia exclusiva da empresa. São conectores tubulares revestidos de borracha que podem ser aplicados em pontos de união de galerias de ar, água e óleo. Mesmo sob altas pressões, garantem uma conexão segura e sem vazamentos, além de compensar desalinhamentos entre os canais e variações de tolerância.

O Plug & Seal substitui abraçadeiras e o-rings, com importantes benefícios para as montadoras e veículos. “Entre as vantagens da tecnologia, está a diminuição de componentes no motor, o que permite a eliminação de processos na linha de montagem, tudo isso somado ao aumento do desempenho do motor diesel”, destaca George Luiz Rugitsky, presidente da Freudenberg-NOK América do Sul.

ESS: máxima vedação com mínimo atrito

Outro destaque é a geração ESS – Energy Saving Seal, considerada o futuro dos retentores. Criada pelos especialistas em inovação da Freudenberg Research Services, a tecnologia é resultado da união de mais de 80 anos de experiência com uma extensa pesquisa de novas formas e materiais.

O grande trunfo dos retentores ESS é unir dois pontos opostos: a alta capacidade de vedação com um mínimo atrito no eixo vedado. Para alcançar esse resultado, utilizam um exclusivo composto de borracha (mais flexível e resistente), aliado ao novo design dos lábios de vedação, que garantem um ótimo contato com o menor atrito possível. Dessa forma, também dispensam o uso de molas.

Quando aplicado na vedação do virabrequim, por exemplo, o ESS consome cerca de 20% da potência gasta por um retentor tradicional. Mesmo comparado com os retentores PTFE, o novo produto consome menos de 1/3 da potência. Outra vantagem dessa redução de atrito é que a borracha esquenta menos, mantém a flexibilidade, apresenta um desgaste menor e não queima o óleo lubrificante.

O Centro de Desenvolvimento da Freudenberg-NOK também realizou um amplo programa de testes e comprovou o potencial da geração ESS em reduzir de forma significativa o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Retentores especiais para o virabrequim

Com o avanço da injeção eletrônica diesel, a novidade que a Corteco apresenta para a vedação traseira do virabrequim é o Retentor com Sensor Magnético. Produzido a partir de um polímero PTFE carregado com ferrita, garante um excelente potencial de vedação, baixo atrito com o eixo e um sinal de alta precisão em todas as faixas de rotação.

Para a parte dianteira, foi desenvolvido o exclusivo Retentor Casco. Seu lábio em formato de dupla hélice cria uma ação centrífuga de bombeamento do óleo lubrificante. Dessa forma, une um baixo atrito e alto poder de vedação. Sua construção robusta, tipo cassete, evita danos durante o manuseio e instalação.

Emissões sob controle

Para ganhar eficiência, os novos motores diesel também trabalham com pressões cada vez maiores nas câmaras de combustão e coletores. A vedação das válvulas se tornou um desafio. É preciso, além de garantir a lubrificação das hastes, evitar vazamentos de gases e óleo.

A solução de futuro que a Corteco trouxe para a Automec é o Selo com Lábio para a Vedação de Gases. Ao proteger o retentor das altas pressões do sistema, o lábio garante a correta lubrificação das hastes das válvulas, reduz a queima de óleo e, conseqüentemente, as emissões de poluentes.

“A Freudenberg-NOK e, consequentemente, a Corteco, sempre atuam alinhadas com os avanços tecnológicos do setor, além de prestar atenção às exigências, tanto dos fabricantes de veículos quanto dos consumidores, de respeito ao meio ambiente e todas as outras questões ligadas à sustentabilidade”, destaca Cláudio Iozzi, gerente de vendas da Freudenberg-NOK.

A Corteco está participando da Automec Pesados & Comerciais 2010 com um estande de 150 m2, localizado na rua principal, esquina M21-L20. A feira será realizada até o dia 1 de maio, das 10 às 19 horas (sábado das 9 às 17 horas), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo.

Corteco: Referência Mundial em Vedação

Fundada em 1996, a Corteco – www.corteco.com.br – é o maior fornecedor de produtos de vedação e componentes de borracha para a reposição automotiva. Além do Brasil, está presente nos principais mercados mundiais – Europa, Estados Unidos e Ásia – com retentores, juntas, coxins, filtros e kits, produzidos com a alta tecnologia do grupo Freudenberg-NOK.

A Freudenberg-NOK

A Freudenberg-NOK é uma joint venture formada pela união da alemã Freudenberg com a japonesa NOK. Atua com as unidades de negócios Freudenberg-NOK, Simrit, Corteco e Dichtomatik nos mais diversos segmentos, como o automotivo, reposição e industrial.

Especializada no desenvolvimento e produção de retentores, o-rings, vedações hidráulicas e pneumáticas, a Freudenberg-NOK integra a Unidade de Negócios de Tecnologia em Controle de Vibração e Vedação, que emprega mais de 20 mil pessoas e, em 2009, obteve um faturamento global acima dos € 2,2 bilhões.

No Brasil desde 1973, a Freudenberg-NOK possui sua unidade fabril em Diadema (SP), onde emprega cerca de 500 pessoas. Além de atender a todas as montadoras e principais indústrias do país, exporta para a América Latina, Estados Unidos e Europa.

Sobre o Grupo Freudenberg

O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não-tecidos, lubrificantes especiais, desmoldantes, filtragem, dentre outros. Emprega mais de 32 mil pessoas em 55 países e registrou um faturamento de € 4,2 bilhões em 2009.

No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não-Tecidos, Klüber Lubrication, EagleBurgmann, Chem-Trend e Vibracoustic.