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FORD FIESTA ULTRAPASSA A VENDA DE 13 MILHÕES DE UNIDADES NO MUNDO

Texto: Imprensa Ford

O Ford Fiesta superou o volume de 13 milhões de unidades vendidas no mundo, mais um marco que confirma a sua trajetória como um dos carros de maior sucesso da história da marca. O modelo foi líder de vendas na Europa no primeiro trimestre de 2010 e no Brasil manteve a posição de carro-chefe da marca.

Entre os marcos do Fiesta no Brasil, ele foi o primeiro modelo produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, e comandou a virada da marca no País, onde já vendeu mais de 660 mil unidades. Com o lançamento da linha 2011, ele reforça os atributos que os consumidores mais valorizam no segmento: design moderno, dirigibilidade, equipamentos, espaço, conforto e custo-benefício.

Nas suas diversas etapas de existência, o Fiesta sempre trouxe uma proposta inovadora dentro do maior segmento do mercado nas suas diferentes versões. O primeiro Fiesta foi produzido na Europa em 1976, na fábrica de Valencia, na Espanha, que hoje monta a nova geração do modelo. A linha foi produzida também na fábrica de Dagenham, no Reino Unido, de 1976 a 2002, e em Saarlouis, na Alemanha, de 1976 a 1980.

Em 1979, o carro passou a sair também das linhas de montagem da fábrica de Colônia, na Alemanha, que nesses 31 anos se transformou na sua principal produtora. Este mês, ela comemorou a produção de 6 milhões de unidades no País, incluindo sete gerações do modelo.

Ao longo dos anos, graças aos ganhos de eficiência na produção, a linha apresentou aumentos crescentes tanto no volume como nos níveis de qualidade. A Ford continua a ser apontada pelos especialistas da indústria como uma das montadoras mais eficientes da Europa. Para chegar ao primeiro milhão de unidades produzidas, a linha Fiesta demorou dez anos. O segundo milhão foi alcançado em menos da metade do tempo e o período transcorrido entre o quinto e o sexto milhão foi de apenas três anos.

Evolução

No Brasil, a linha Fiesta também é marcada pela constante evolução, tanto no design e no acabamento como no conteúdo e no desempenho. Além da renovação trazida pelos motores RoCam Flex 1.0 e 1.6, a modernização do visual foi acompanhada de uma oferta diferenciada de equipamentos. Tanto no Hatch como no Sedan, ele é o único equipado de série com travas elétricas e controle remoto das portas e do porta-malas, alarme perimétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas no painel, entre outros itens e opcionais.

Mudanças no painel, nos materiais de acabamento e o aprimoramento contínuo de engenharia contribuíram da mesma forma para tornar o veículo mais confortável, silencioso e gostoso de dirigir, com uma proposta de preço atraente.