– O “Airbag Light” foi concebido para atender principalmente os mercados emergentes
– Custo/benefício: preço baixo, tamanho reduzido e a mesma eficiência
– Novidade vem ao encontro das necessidades do mercado brasileiro para atender às exigências da resolução 311 do Contran
A Bosch ampliou seu portfólio de unidades eletrônicas de controle de airbag com a criação de uma versão light, especialmente desenvolvida para veículos de baixo preço, comercializados principalmente nos países emergentes, como Índia, China e Brasil.
A padronização de testes de segurança realizados por várias organizações mundiais, bem como, novos requisitos legais, tem colaborado para que sistemas de segurança até então presentes apenas em carros de luxo, equipem também os veículos populares. Exemplos disso são as resoluções 311 e 312 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, publicadas no ano passado e que determinam, respectivamente, a obrigatoriedade do airbag frontal e do ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem. Até 2014, gradativamente, todos os veículos vendidos no Brasil deverão contar com esses sistemas de segurança.
A Bosch foi a responsável pela criação da unidade de controle do primeiro airbag do mundo, aplicado na Mercedes-Benz Classe S, em 1980. Agora, o know how de seus engenheiros permitiu a redução significativa do número de componentes e, consequentemente, da dimensão total da unidade de controle do sistema.
A unidade de controle do Airbag Light oferece os requisitos para airbag frontal e pré-tensionador de cinto para motorista e passageiro e é expansível para outros pontos de aplicação, como, por exemplo, o airbag lateral. A utilização do plástico na produção da carcaça da unidad e garantiu a redução de custo do produto, sem qualquer perda em sua eficiência.
Essa unidade eletrônica está sendo produzida em Suzhou, na China, e está disponível para as montadoras brasileiras, via importação, por meio da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina, com sede em Campinas-SP.
O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2009, seus cerca de 275 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 53 bilhões de dólares (38.2 bilhões de euros) nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundia l de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch investe mais de 5 bilhões de dólares (3.5 bilhões de euros) em pesquisa e desenvolvimento, e requer registro de cerca de 3.800 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
No Brasil, o Grupo Bosch oferece produtos automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais. Presente no País desde 1954, a Bosch emprega atualmente cerca de 11 mil colaboradores. Em 2009, o grupo no Brasil registrou um faturamento líquido de R$ 3,8 bilhões.
Para mais informações, visite o site: http://www.bosch.com.br/






