Outros
MAN Latin America: tecnologia B100 comprova sua viabilidade
Texto: Imprensa MAN Latin America
O projeto “Aplicação da tecnologia duplo combustível para utilização de B100 em veículos pesados” da MAN Latin America venceu na categoria Tecnologia Diesel do Prêmio AEA de Meio Ambiente 2010, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. O troféu foi entregue para o diretor de Engenharia da MAN Latin America, Paulo Alleo, durante o 12º Jantar Anual de Meio Ambiente da AEA. O evento aconteceu na última segunda-feira, dia 14 de junho, e contou com a presença de 350 convidados.
A 4ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente recebeu a inscrição de 36 trabalhos, todos julgados por uma banca formada por representantes de órgãos governamentais, associações de classe, imprensa, universidades e a diretoria técnica da AEA. Além do prêmio, a MAN Latin America recebeu menção honrosa pelo projeto “Como obter créditos de carbono através do uso de combustíveis renováveis em frotas cativas” na categoria responsabilidade ambiental.
No rali Challenge Bibendum, o veículo VW Constellation 17.250 abastecido com B100 obteve grau A, o mais alto concedido pelos organizadores, nas categorias de eficiência energética (consumo de combustível), menor nível em emissões de gás carbônico (CO2), dirigibilidade e aceleração. Já o modelo VW Worker 15.180 equipado com um kit diesel-gás atingiu o grau máximo em três categorias da disputa, dando à montadora o melhor desempenho em caminhões pesados.
Tecnologia B100
O caminhão B100 já está sendo introduzido nas frotas de alguns dos principais clientes da MAN Latin America. Os primeiros caminhões dotados de injeção inteligente Dual Fuel estão sendo testados pela Coca-Cola (através de sua distribuidora Spaipa), McDonald’s (através de seu fornecedor Martin Brower) e Grupo JBS-Friboi. Essas empresas são as empresas parceiras da montadora no desenvolvimento dessa tecnologia, inédita na América Latina e apresentada pela primeira vez durante o Salão Internacional do Transporte de São Paulo – Fenatran, em outubro de 2009.
A tecnologia Dual Fuel contribui para a redução das emissões de CO2 do caminhão em até 90%, além de emitir menos material particulado. Esta tecnologia foi desenvolvida numa configuração modular, podendo ser adaptada ao modelo do caminhão que o cliente escolher: a Coca-Cola está testando um VW 17.250, enquanto um VW 24.250 dá apoio às atividades do McDonald’s e a JBS-Friboi conta com um VW 19.320 Titan Tractor.