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Ônibus da MAN Latin America transportam milhões de passageiros em aeroportos brasileiros

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Texto: Comunicação MAN Latin America

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkwagen, desenvolveu mais de 120ônibus VW Volksbus 17.260 EOT com piso baixo para o transporte de passageiros nos principais aeroportos brasileiros. Os veículos transportam milhares de pessoas todos os dias entre as aeronaves e as áreas de embarque e desembarque das companhias aéreas. O objetivo é oferecer aos usuários um serviço rápido e confortável.

O projeto se iniciou em 2009, quando a empresa venceu uma licitação organizada pela Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária – Infraero. Só na cidade de São Paulo (SP), 45 Volksbus distribuídos entre os aeroportos de Congonhas e Cumbica (Guarulhos) chegam a transportar juntos mais de 28 milhões de pessoas por ano. Os demais veículos estão operando nos aeroportos de Vitória (ES), Manaus (AM), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), que também estão entre os mais movimentados do País.

Os ônibus 4×2 com carroceria Urbanuss Pluss da Busscar (padrão Infraero) estão equipados com câmbio automático e suspensão pneumática, dando mais conforto e segurança ao motorista e viajantes , além de oferecer maior rapidez e facilidade para entrada e saída no veículo. Normalmente são necessários dois ônibus para transportar os passageiros de cada voo, considerando uma aeronave de voo nacional.

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“Os modelos usados pelos aeroportos comprovam mais uma vez nossa capacidade de produzir veículos sob medida que aliam tecnologia e uma excelente relação custo-benefício”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Destinado ao uso urbano, com piso normal ou com piso baixo, o VW 17.260 EOT conta também com opção de chassi do tipo boogie, para aplicação fretamento , que auxilia na instalação de bagageiro passante na opção de fretamento, além de otimizar o transporte da fábrica para o encarroçador sobre semi-reboques, permitindo o transporte de até três chassis sem o auxílio de rampa hidráulica.

O veículo possui ainda versão com transmissão automatizada: o VW 17.260 EOT V-Tronic. Os chassis possuem câmbio mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático, e para o frotista as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica de acionamento manual.
O modelo conta com motorização traseira e mais potência e torque, o que o torna um veículo apropriado para os corredores das grandes cidades. Seu chassi modular possui exclusivo sistema de alongamento para receber carrocerias entre 12 metros e 13,20 metros.
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