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Ford entra no mercado de locadora de veículos

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Texto e Foto: Imprensa Ford

A Ford entrou este ano no segmento de veículos para locadoras. A nova estratégia de vendas para o setor foi determinada para atender clientes que procuram carros da marca nas locadoras, que estão entre os melhores do País e têm preferência crescente neste mercado.

“A partir de agora, os clientes vão encontrar cada vez mais produtos Ford nas locadoras”, diz Oswaldo Ramos, gerente nacional de Vendas da Ford. “Dimensionamos nosso volume de produção para atender este segmento importante dentro da indústria. Além de uma nova linha de negócio para a marca, nossos carros para locação representam também uma excelente oportunidade de um cliente em potencial dirigir veículos Ford e conhecer a eficiência e a qualidade dos nossos carros”.

A primeira grande venda da Ford nessa área foi fechada com a Localiza, a maior rede de agências de aluguel de carros do Brasil, para o fornecimento de 6.000 veículos, com o primeiro lote formado por 500 EcoSport FreeStyle 1.6. O contrato inclui também outros modelos da marca, que serão entregues nos próximos 12 meses. A Ford mantém negociação também com duas outras grandes locadoras.

Segundo Oswaldo Ramos, essa nova visão da Ford para o segmento de locadoras é resultado de um planejamento realizado nos últimos 18 meses. “Não se trata de uma ação isolada porque estamos entrando firme neste mercado. Por isso, em todos os lançamentos de modelos já consideramos esse potencial de mercado no programa de produção”, destaca.

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Revenda e manutenção

Do lado das locadoras, há três razões principais que favorecem a escolha da Ford nesse segmento. A primeira delas é a valorização dos veículos usados da marca, que está entre as melhores do mercado e vem crescendo, como mostra recente pesquisa da Datafolha. “A depreciação é o maior componente de custos das empresas de locação. Por isso, o valor de revenda é fator essencial para o resultado da operação”, diz.

Em seguida, vem o custo de manutenção. Com o programa Revisão Preço Fixo Ford, a Ford criou um novo padrão de pós-venda para oferecer transparência e menor custo nas revisões. “A Ford foi a primeira a padronizar o preço das revisões em todo o Brasil. O cliente sabe que vai encontrar os mesmos preços em qualquer distribuidor do País. Isso é importante para o planejamento de custos das locadoras que atuam em âmbito nacional”, continua o executivo.

Em terceiro lugar, está o baixo índice de roubo e custo de reparo dos modelos da Ford, indicadores normalmente utilizados para determinar o preço do seguro. “As locadoras geralmente não fazem seguro e arcam com o próprio risco. O custo de reparo e peças de reposição dos carros Ford está entre os menores do mercado, como pode ser conferido nos levantamentos do Centro de Experimentação e Segurança Veicular (Cesvi) e de publicações especializadas. Eles contam também com tecnologias modernas de segurança, como a chave com código antifurto, que contribuem para inibir roubos”, diz.

Entrada

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A entrada da Ford no segmento começou em empresas de terceirização de frotas para executivos. O primeiro modelo utilizado foi o Fusion, seguido pelo Focus e Edge. “A terceirização de frotas de empresas é um negócio que vem crescendo, diante das vantagens trazidas pela especialização”, explica Oswaldo Ramos.

“Nas empresas que são clientes das locadoras, os carros da Ford são um sucesso, já que o sistema é visto como um benefício no qual a imagem do produto representa um valor importante. Os empregados sentem-se valorizados pelo status associado a um carro de categoria superior. Por isso, existe também um cuidado para que funções de nível hierárquico similar recebam o mesmo padrão de veículo”, conclui.