Connect with us

Mitsubishi L200 Triton é o primeiro carro etanol da historia a vencer um Rally Internacional

Published

on


Texto: Presscom Comunicação

Foram precisos 4.281km para a Mitsubishi L200 Triton, com motor flex V6 3.5 litros, entrar para a história do automobilismo internacional como primeiro veículo movido a etanol a ser campeão na geral. O piloto Guilherme Spinelli, ao lado de Youssef Haddad, também fez história ao conquistar o inédito tricampeonato na geral da categoria carros no Rally do Sertões.

A Mitsubishi Triton SR estreou em grande estilo nos ralis. No primeiro desafio off-road, o veículo foi o mais rápido do segundo maior rali do mundo. Leandro de Almeida, chefe da equipe Old Boys e responsável pelo projeto e pela fabricação da Triton SR, veículo com o qual Spinelli/Haddad ganhou o Sertões comemorou o sucesso do projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de um ano.

“O resultado foi o melhor possível. E logo na estreia da Triton SR em ralis, ela já entrou para a história como o primeiro carro a ganhar com etanol. O carro provou mais uma vez sua enorme resistência e sua excelente performance”, explicou Leandro.

A primeira participação de Guiga Spinelli no Sertões foi em 1999 com a conquista do título na categoria diesel e a quinta colocação na geral. Depois foram dois vice-campeonatos (2000 e 2001) e dois títulos consecutivos (2003 e 2004) no mais importante rali off-road do país. Após dois anos afastados, Guiga retornou este ano ao Sertões, conquistando o inédito tricampeonato. O bicampeão brasileiro de Rally Cross Crountry Youssef Haddad participou oito vezes da segunda maior aventura fora de estrada do planeta: quatro vezes como engenheiro e quatro como navegador. Em 2003 e 2004 foi campeão como engenheiro do carro de Spinelli, em 2007 foi vice também como engenheiro e no ano passado foi o melhor brasileiro nos carros, dessa vez como navegador, conquistando a terceira colocação na geral e ganhando a categoria Protótipos. Em 2010, Youssef assegurou o seu primeiro título na geral dos carros.

“Foi muito prazeroso voltar a correr no Sertões. Superamos todas as nossas expectativas, o conjunto foi perfeito. O desempenho da Triton SR foi maravilhoso, o carro é fácil de pilotar, rápido e extremamente resistente. Youssef sempre foi nosso engenheiro e como navegador fez um trabalho fantástico e superou qualquer expectativa que eu poderia ter. Não cometemos nenhum erro e para fechar o pacote primeiro tricampeonato da categoria”, festejou Spinelli.

Advertisement

“Foram os 100km mais longos da minha vida. Essa vitória é do carro e de toda a equipe, tivemos pouquíssimo tempo para treinar e o trabalho que foi feito na Triton SR foi maravilhoso. Acreditamos o tempo todo no potencial do veículo e o resultado veio para coroar esse trabalho fantástico. Agora é só comemorar”, festejou Haddad.

A última etapa foi a mais rápida do Sertões 2010. Estradas com ótimo piso proporcionaram altas velocidades. A etapa passou por algumas cidades e vilas cearenses ficando mais travada do meio para o final além de estradas de cascalho, e areia. O deslocamento final passou por algumas dunas, com trajeto da praia de Cumbuco antes da chegada ao Beach Park.

Amanhã (21/08) os grandes vencedores do Sertões receberão a taça de campeão, às 19h, no pódio, que será montado no Beach Park Resort.

Ficha Técnica MITSUBISHI L200 TRITON SR
Modelo: L200 Triton SR
Motor: 6 cilindros em V, 24 válvulas, 3500 cilindradas, SOHC
Potência: 247 HP/5200 rpm
Torque: 41 kgf.m/4200 rpm
Tanque: 380 L
Peso bruto: 1.800kg
Comprimento: 4.550mm
Largura: 1.925mm
Altura: 1.750mm
Rodas: 7″ X 16″
Tração 4X4

RESULTADO DO RALLY SERTÕES 2010 – CARROS

Advertisement

1o) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad – Mitsubishi Triton SR – 25h39m39s
2o) Klever Kolberg / Flávio Marinho – 25h54m58s
3o) RIiamburgo Ximenes/Stanger Wellerson Eler- 26h24min21s